Quando lançou o novo Pajero Sport no Brasil, em maio de 2019, a Mitsubishi trazia o seu modelo mais tecnológico. O SUV de sete lugares ostentava itens de condução semi-autônoma e requinte a bordo, mas tinha de lidar com críticas ao design. Pouco mais de um ano depois, a marca traz o utilitário com mais de uma opção de versão e uma providencial atualização no estilo.
O Pajero Sport 2021 chega da Tailândia em duas opções de acabamento - antes, era uma só. Parte dos R$ 291.990 na HPE e alcança R$ 318.990, na HPE-S. Falaremos mais adiante dos equipamentos que cada versão oferece, já que as aguardadas novidades do SUV estão mais do lado de fora.
A repaginada visual no Pajero Sport 2021 foi pontual. Na frente, chama a atenção a nova grade, com três barras horizontais cromadas, e o para-choques redesenhado. O conjunto ótico também mudou, com as luzes de neblina maiores e que quase encostam nas lentes principais,. Os faróis, por sinal, passam a ser equipados com feixe de luz automático, que acompanha o esterçamento do volante.
A traseira, contudo, era o aspecto mais controverso do SUV médio-grande. O novo para-choque e as novas e reposicionadas lanternas de LEDs minimizaram a aparência muito "empinada" do utilitário quando visto de trás. O modelo ainda ganhou spoiler acima da tampa do porta-malas e antena tipo tubarão no teto. Melhorou, mas ainda deve dar o que falar.
Na cabine, o destaque fica para a nova central multimídia com tela de 7" ou 8" e conectividade com Android Audo e Apple CarPlay. A topo de linha HPE-S ainda vem com quadro de instrumentos configurável. O acabamento interno com detalhes cromados e partes em preto brilhante permanece.
O modelo mantém o pacote de equipamentos de segurança generoso. Chamam a atenção justamente os dispositivos de condução semi-autônoma, como o controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência. que acelera e reduz de acordo com o veículo à frente, além de frear para evitar ou minimizar colisões.
Nesta linha 2021, o SUV também é equipado com o sensor de ponto cego e o sistema de aceleração involuntária, que freia o veículo ao perceber uma aceleração brusca e a proximidade de pedestres e obstáculos. Uma pena que tais itens só são de série na HPE-S - ou como opcionais em um pacote de R$ 8 mil para a HPE.
O novo Pajero Sport também estreia o Remote Control, sistema por aplicativo que permite comandar diferentes funções do carro pelo celular. Inclusive a tampa do porta-malas com abertura e fechamento automáticos - que também tem sistema hands free, com comandos ao passar o pé pela parte inferior de trás do SUV.
Aqui, nada mudou. O Pajero Sport mantém o motor da linha Mivec, o 2.4 16V turbodiesel com 190 cv de potência e 43,9 kgf.m de torque a 2.500 rpm. A transmissão automática de oito marchas trabalha com o sistema de tração Super Select 4WD-II, com tração 4x4, reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial.