Depois de avisar que completaria a gama do Macan com uma configuração mais esportiva, a Porsche finalmente estreia no Brasil a versão GTS. O modelo chega ainda este mês por R$ 495 mil - para ocupar o topo da "cadeia alimentar" entre todas as configurações do SUV compacto.
Na Europa, apenas para registro, ele custa a partir de 77.880 euros - cerca de R$ 357 mil na conversão direta. Ou seja, praticamente R$ 140 mil a menos do que o valor praticado por aqui.
Basicamente, a Porsche lança o Macan com acerto mais poderoso. O motor é mais potente e o chassi é rebaixado e calibrado para um melhor desempenho. Além disso, traz design exclusivo e mais equipamentos.
O motor V6 biturbo 2.9 tem 380 cv e 53 kgf.m de torque - aumento de 20 cv e 2 kgf.m em relação ao anterior. Segundo a Porsche, com câmbio PDK de dupla embreagem, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir velocidade máxima de 261 km/h.
Para receber a sigla GTS (de "Gran Turismo Sport"), o carro também recebeu ajustes em seu sistema de controle de amortecimento. O chassi foi rebaixado em 1,5 cm para possibilitar melhor dinâmica lateral.
Com rodas de 20" e freios de ferro fundido redimensionados (360 x 36 mm na frente e 330 x 22 mm, na traseira), o Macan GTS promete impressionar pela agilidade e respostas de um verdadeiro esportivo.
A aparência também muda. Há um novo acabamento na frente e na traseira, saias laterais, para-choque e toda a seção dianteira com elementos pintados de preto - detalhe que diferencia os modelos GTS.
Além disso, os faróis de LED se valem de sistema dinâmico de iluminação. Atrás, as lanternas tridimensionais com a faixa luminosa são escurecidas.
As rodas de 20 polegadas são pintadas de preto e ostentam pinças de freios vermelhas. Os frisos em preto com alto brilho reforçam o dinamismo da configuração. O difusor e as ponteiras do escapamento também são pintados em tom mais escurecido.
Na cabine do Macan GTS é possível encontrar uma profusão de Alcantara e alumínio escovado. O volante com o aro revestido de couro e aletas para troca de marchas vêm de série, assim como os bancos esportivos exclusivos, que têm ajustes em oito posições e bordas laterais acentuadas - para um apoio estável em curvas rápidas.
O carro ainda oferece equipamentos de condução semi-autônoma, como o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Traffic Jam Assist (assistente de engarrafamento), Park Assist (assistente de estacionamento), câmera de ré e Surround View (câmera 360º), entre outros.
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