Rampage chega para ser o "Jeep Renegade da RAM"

Conheça a picape nacional que chega para democratizar a RAM no Brasil e ainda peitar com força o reinado da Toyota Hilux

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André Deliberato
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Agora a treta ficou séria! Depois de algum tempo de estudos e desenvolvimento, a RAM lança nesta quinta (22) uma picape média feita no Brasil para peitar o reinado da Toyota Hilux. Seu nome? RAM Rampage, conforme antecipado por aqui.

Veja o vídeo completo e tudo sobre a novidade nessa reportagem.

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Rampage, aliás, traz de volta o nome já usado pela empresa no passado, nos anos 1980, época em que as picapes ainda eram modelos da Dodge - e não uma marca própria.

Serão três versões e duas opções de motorização, embora todas usem a mesma caixa de câmbio automática de nove marchas e sistema de tração 4x4.

  • Rampage Rebel gasolina: R$ 249.990
  • Rampage Rebel diesel: R$ 239.990
  • Rampage Laramie gasolina: R$ 259.990
  • Rampage Laramie diesel: R$ 249.990
  • Rampage R/T: R$ 269.990
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    Quem é a RAM Rampage

    Média, com 5,03 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, a Rampage é o quinto carro fabricado sobre a plataforma Small Wide, modular, em Goiana (PE) - a mesma de Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro.

    Com bons ângulos para uso off-road - 25,7º de ângulo de ataque, 23,6º de ângulo de transposição, 27,5º de ângulo de saída e 264 mm de altura livre do solo -, tem 980 litros de volume de caçamba e 1.015 kg de capacidade de carga nas versões a diesel e de 750 kg nas movidas a gasolina.

    Seu objetivo é óbvio: vender muito e liderar seu segmento - que há anos é comandado pela Toyota Hilux. Vale dizer que os outros quatro carros feitos sobre a mesma base são ou já foram líderes de suas respectivas categorias. A RAM, porém, não fala em estimativas de vendas.

    A Rampage Rebel é a versão inicial da picape média, a nova rival de Toyota Hilux, Ford Ranger e cia
    Crédito: André Deliberato/WM1
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    Mas podem acreditar que a Rampage fará estrago. Pelos valores, deve democratizar a marca no país. Deverá se transformar em uma espécie de "Jeep Renegade da RAM" e causar o mesmo furor que o SUV compacto criou quando começou a ser vendido no Brasil, em 2015, ao lado do Honda HR-V.

    Para isso, a marca diz que sua rede de concessionárias está preparada. Ao todo, serão mais de 100 lojas só da marca RAM e quatro "RAM Houses" no Brasil até agosto - hoje são mais de 70. A promessa é aumentar ainda mais esse número até o ano que vem.

    Os primeiros compradores que fizeram compra online nesta quinta, pelo próprio site da RAM, deverão receber suas unidades entre agosto e setembro com um "gift especial" - e também com um opcional que a picape terá, chamado "Pack Elite", de R$ 6 mil.

    Depois disso, as vendas serão só nas lojas, com prazo de entrega previsto para setembro/outubro. Dito isto, vamos conhecer as versões da picape:

    RAM Rampage Rebel

    Versão "inicial", pode ter motor 2.0 a gasolina de 272 cv e 40,8 kgf.m de torque (o famoso Hurricane 4, que também é usado pelo Wrangler), ou o conjunto 2.0 Multijet turbodiesel conhecido por ser utilizado por Compass, Commander e Fiat Toro.

    Na Rampage, são 170 cv e 38,8 kgf.m de torque - nos modelos da Jeep, 35,7 kgf.m.

    Visualmente, tem como diferencial a grade dianteira exclusiva e logos e para-choques escurecidos, além de pneus All-Terrain Plus 235/65 R17 e interior com revestimento preto, incluindo os bancos de couro.

    O "inicial" de dois parágrafos acima está entre aspas porque a picape é completa desde a versão de entrada.

    Entre os itens de série, sete airbags e o sistema "Adas" de auxílio à condução - com aviso de mudança de faixa involuntária, farol alto automático, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, detector de tráfego cruzado, aviso de ponto cego e controle de velocidade adaptativo.

    Por dentro, quadro de instrumentos digital, carregador de celular sem fio de carga rápida, roldana giratória e borboletas atrás do volante para troca de marchas, central multimídia com tela de 12,3 polegadas (na horizontal) e console em dois níveis.

    Obviamente, essa versão é equipada com ar-condicionado, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, chave inteligente e todo o básico de um carro nesse valor.

    RAM Rampage Laramie

    Outra variante que pode ser movida pelos dois motores - a Laramie, porém, tem foco voltado para a elegância.

    Esteticamente, tem grade e moldura dos faróis cromados na dianteira e para-choques, moldura das janelas, retrovisores e maçanetas também cromados no restante da carroceria. Pela proposta mais sofisticada, as rodas crescem e passam a ter 18 polegadas.

    Por dentro, os bancos de couro passam a ser em tom marrom.

    RAM Rampage R/T

    A configuração R/T é a mais cara e tem jeitão mais esportivo. Não só visual, mas também na parte mecânica: a suspensão é 1 cm mais baixa, o ajuste é mais firme e o escape ganha ronco encorpado.

    Movida somente pelo motor Hurricane a gasolina, faz - como as demais versões equipadas com esse conjunto - de zero a 100 km/h em 6,9 s.

    Mas a velocidade máxima é maior: 220 km/h. Nas demais com o motor a gasolina, o limite é 210 km/h - e nas configurações a diesel, 186 km/h.

    No visual, a R/T tem para-choque traseiro e teto pintados de preto, badges escurecidos, escapamento esportivo e rodas de 19 polegadas em preto brilhante.

    No interior, couro preto e suede com costuras vermelhas e um botão no painel chamado R/T, que muda mapeamento de motor, câmbio e direção para uma tocada mais esportiva.

    A Rampage R/T é a versão esportiva, que tem preparação na suspensão e no escape para roncar bonito
    Crédito: André Deliberato/WM1
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    Existem também um opcional e acessórios da Mopar. O opcional chama-se "Pack Elite" - ele une som premium da Harman Kardon, banco do passageiro com ajustes elétricos e mais opções de luzes de ambiente por R$ 6 mil.

    A pintura metálica, por sua vez, cobra R$ 2 mil extras.

    A Mopar também apresenta mais de 35 acessórios de personalização - entre eles, o Rambar (santo-antônio exclusivo), capota e estribo elétricos, para-barros, engate e até soleira em LED.

    Pós-venda barato

    Por ser feita sobre uma plataforma já conhecida, que já forneceu diversos carros que vendem bem em nosso mercado, é fato que existiriam vantagens.

    Segundo estudos - feitos pela própria Stellantis -, o valor do plano de revisões até 60 mil quilômetros da Rampage (R$ 6.120 na versão a gasolina e R$ 4.464 na diesel) é mais barato que o das rivais.

     

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