Apesar da paralisação na produção e adiamento de diversos lançamentos, a Volkswagen resolveu antecipar novidades sobre o futuro SUV Nivus. A apresentação foi feita online para alguns jornalistas brasileiros.
A empresa manteve o lançamento para o primeiro semestre, apesar do momento de pandemia e quarentena. A Volkswagen também informou que este é o primeiro modelo criado e produzido no Brasil que também será vendido na Europa - a marca parece ter esquecido que o Fox também teve história parecida.
O Nivus agora já tem posicionamento confirmado no mercado: ele ficará entre o hatch Polo e o SUV T-Cross - conforme WM1 já havia noticiado. Mesmo assim, terá o comprimento ligeiramente maior que o T-Cross: são 4,26 metros contra 4,19 m do irmão.
No entanto, o entre-eixos é o mesmo do Polo, ou seja, 2,56 metros. A grande vantagem está no porta-malas, que tem 415 litros, portanto maior que os dos dois companheiros de concessionária.
Para se distanciar do Polo, o Nivus terá visual exclusivo, lanternas e faróis de LEDs e altura do solo elevada. São 10 mm a mais de suspensão e 17,5 mm a mais graças aos pneus maiores.
Outra vantagem é que o bagageiro de teto é funcional, sendo capaz de levar bicicletas ou outros itens. Outros destaques são direção com assistência elétrica e suspensão traseira independente.
Outro destaque do Nivus está nos itens de segurança. A marca ainda não informou quais as versões e todos os itens, mas já revelou algumas informações. O SUV terá os agora obrigatórios controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa.
Porém, também será equipado com freio a disco nas quatro rodas. E será o único do segmento de entrada dos SUVs com controle de cruzeiro adaptativo, que engloba assistente de frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão, front assist (detecta aproximação de veículos e freia) e alerta de distância.
A Volkswagen também anunciou que o Nivus será vendido somente com motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. No entanto, diferentemente do T-Cross, ele só terá transmissão automática de seis marchas e não ofertará câmbio manual - ao menos inicialmente.
O modelo será produzido em São Bernardo do Campo (SP) e a estimativa é que seja lançado oficialmente entre o fim de maio e início de junho. No segundo semestre, o SUV chegará aos mercados da América do Sul.
O Nivus ainda não tem preço definido, porém, com o posicionamento confirmado, podemos acreditar que o modelo tenha preços a partir de R$ 70 mil, sendo a opção PCD de SUV da marca. Os preços devem chegar aos R$ 85 mil, praticamente matando o T-Cross manual.