O Gol foi, por 27 anos, o carro mais vendido do Brasil. Com isso, se tornou um dos veículos mais importantes da história da indústria e do mercado automotivo brasileiro. Por isso, em dezembro de 2022, quando saiu de linha, o hatch ganhou uma série especial de despedida chamada Last Edition, assim como a Kombi.
Essa versão Last Edition foi limitada a 1.000 unidades, sendo 350 destinadas à Argentina e 649 ao Brasil - uma foi bloqueada pela própria Volks para fazer parte do acervo de carros históricos da marca.
Ao ser lançado, o Volkswagen Gol Last Edition teve preço inicial de R$ 95.990. Imediatamente, muitos colecionadores foram atrás do carro e outras pessoas apenas compraram para revender por um preço bem acima da tabela, aproveitando o fato de que a série limitada se tornaria algo exclusivo e muito valioso.
Hoje, você acredite ou não, algumas unidades zero-quilômetro das 649 do Gol Last Edition destinadas ao Brasil ainda são encontradas na Webmotors. E o que mais impressiona são os preços. Todas são anunciadas por preços que partem de R$ 99.800 e chegam a impressionantes R$ 139.990, exatamente o mesmo preço de um Caoa Chery Arrizo 6 híbrido novo, por exemplo.
Desenvolvido pela área de Design da Volkswagen do Brasil, chefiada por José Carlos Pavone, o Gol de despedida tem spoiler, maçanetas, teto e retrovisores externos em preto brilhante, e também rodas escurecidas. Um contraste muito bonito com a cor vermelha Sunset, que é a mesma presente no Nivus e, mais recentemente, no T-Cross.
Outros detalhes bacanas são a barra preta que corta a tampa do porta-malas, algo que remete ao Gol GT, e o rodapé das portas com adesivos que trazem "tatuado" o nome da versão "Last Edition".
Também sobressaem os logos "cravados" nas colunas "C" com a palavra "Gol" no centro e com as frases "Designed By Volkswagen do Brasil" e "Original Since 1980".
Por dentro, nenhuma revolução. Os bancos dianteiros em dois tons têm costuras vermelhas, que também estão presentes no volante multifuncional e na coifa da manopla de câmbio. A central multimídia é a conhecida Composition Touch (nada de VW Play, infelizmente) e os pedais são em alumínio.
O conjunto mecânico também não muda. O motor é o conhecido 1.0 MPI Flex de três cilindros, casado ao câmbio manual de cinco marchas. A potência máxima é de 84 cv e o consumo médio é de 9,7 km/l, quando abastecido com etanol.
O Gol Last Edition tem 3,89 metros de comprimento, 2,45 metros de distância entre os eixos, 1,65 metro de largura e 1,46 metro de altura. O porta-malas tem capacidade para 285 litros.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade