Nova Amarok é confirmada, e Fiat entra em alerta

A nova picape será lançada em 2027 e pode ganhar uma versão eletrificada, reforçando tecnologia e sustentabilidade

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nova Amarok é confirmada, e Fiat entra em alerta
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen confirmou a produção da nova Amarok na Argentina, com início previsto para 2027. O modelo será feito na planta de General Pacheco, na província de Buenos Aires, e a produção é parte de um investimento de 580 milhões de dólares entre 2025 e 2029.

O que foi revelado sobre a nova geração da Volkswagen Amarok

O anúncio chega em um momento estratégico para a marca, que celebra 45 anos no mercado argentino. De acordo com a montadora, o investimento busca impulsionar a indústria automotiva na região e reforçar o papel da VW Argentina como um importante centro de produção de picapes dentro do Grupo Volkswagen.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A fábrica de Pacheco, que já produziu mais de 770 mil unidades da Amarok em 15 anos, receberá inovações para melhorar seus padrões produtivos e ambientais.

O teaser indica que o modelo terá faróis duplo em LED e carroceria com aspecto mais robusta
Crédito: Divulgação
toggle button

O que o teaser revela sobre a Nova Amarok?

O teaser criado pelo Volkswagen Design South America antecipa um design mais robusto e futurista para a próxima geração da Amarok. A dianteira exibe faróis em LED conectados por uma faixa luminosa, que atravessa toda a grade frontal e confere uma identidade visual moderna e imponente.

O capô esculpido reforça a musculatura da picape, enquanto os para-lamas largos e as rodas sugerem um perfil aventureiro e preparado para o fora de estrada.

O visual agressivo da nova Amarok também remete às tendências mais recentes usadas pela montadora, com linhas mais retas e uma postura elevada. Com isso, tudo indica que a picape manterá um certo apelo off-road, mas com um toque de sofisticação e tecnologia.

Possível versão eletrificada

A Volkswagen tem reforçado tanto a questão da sustentabilidade quanto da tecnologia da nova Amarok. Isso pode indicar a possibilidade de uma versão eletrificada da picape.

A empresa destaca que o projeto representa uma fusão entre a engenharia alemã e a tecnologia de próxima geração.

A Volkswagen Amarok V6 continuará em linha até o lançamento da nova picape
toggle button

Segundo o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, o investimento demonstra o compromisso da marca com o futuro da mobilidade na região. Já Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na América do Sul, disse que a nova picape "estabelecerá um novo marco no segmento, combinando desempenho, inovação e sustentabilidade".

Volkswagen Amarok V6 continuará em linha

Até a chegada da Nova Amarok, a recém-renovada Amarok V6 continuará sendo comercializada normalmente nos mercados da América Latina.

Fiat acende sinal de alerta

Com essa nova Amarok, uma futura picape intermediária e a Saveiro, a Volkswagen finalmente terá um trio completo para desafiar a Fiat no segmento onde a marca italiana é referência: o das picapes.

Vale lembrar que, em junho do ano passado, a Volkswagen anunciou R$ 3 bilhões de investimentos para a fábrica paranaense, sendo que parte desse valor será destinado à produção de uma picape inédita.

Trata-se da Tarok, que poderá ser lançada por aqui com outro nome. O modelo será a aposta da Volks para brigar com a Fiat Toro e até mesmo com a Chevrolet Montana. Ou seja, uma picape intermediária, posicionada entre a Saveiro, rival da Fiat Strada, e a Amarok, rival da Fiat Titano e outras concorrentes do mesmos segmento de picapes médias.

A Volkswagen terá uma picape intermediária para brigar com a Toro
Crédito: Mario Villaescusa/Webmotors
toggle button

No cenário atual, e de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2025, a Fiat detém a liderança de mercado entre os comerciais leves com uma participação de 40,73%. A Volks aparece logo em seguida, mas mesmo assim bem longe, com 12,81%.

Hoje, a Fiat domina os comerciais leves com Strada e Toro, além da Titano, que busca seu lugar ao sol dentro do segmento das médias. Com a soma das três, a marca garante a posição de líder dentro do setor.

No entanto, com essa nova estratégia, a Volkswagen poderá ter as armas certas para virar o jogo e brigar pela liderança do mercado brasileiro entre 2026 e 2028.

Atualmente, a marca alemã já é líder entre os automóveis, graças ao bom desempenho de vendas do Polo e do T-Cross, com 15,94% de participação de mercado nos três primeiros meses do ano.

Dessa forma, se a montadora alemã conseguir manter a liderança entre os automóveis e, adiante, combater a Fiat no mercado de picapes, poderá se tornar a marca mais vendida do Brasil em ambos o segmentos.

Comentários