A Volkswagen revelou durante a Expolondrina, na última sexta-feira (4/4), que fará um evento especial no final deste mês para começar o "resgate da esportividade" prometido no final do ano passado.
Os três esportivos prometidos serão mostrados ao mesmo tempo - Nivus GTS, Golf GTI e Jetta GLI -, e a divisão sobre a chegada de cada um deverá ser explicada. O Nivus GTS será o primeiro. Os outros ficarão para as semanas seguintes, porém antes da chegada do Tera - prevista para a primeira quinzena de junho.
Recentemente descobrimos que o SUV esportivo chegará para ocupar o lugar do Polo GTS. Para quem não viu, o carro foi mostrado no final do ano passado, durante o evento de apresentação do facelift do Nivus.
Por ora, sabemos que o Nivus GTS chegará para brigar no andar de cima, na faixa onde hoje estão modelos como os Fiat Pulse e Fastback Abarth - portanto na casa dos R$ 170 mil. Como ele será cheio de tecnologia e por se tratar de um Volks... Espere por algo ainda mais salgado, na casa dos R$ 180 mil.
Vale lembrar que o Nivus Highline com motor 1.0 TSI custa, atualmente, R$ 160.790.
O motor será o 1.4 TSI turboflex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas - e, veja só, sem opção de teto solar. Fontes ligadas à marca já revelaram à nossa equipe que só a fábrica de São José dos Pinhais (PR), que faz o T-Cross, tem ferramental para instalação da peça.
O Nivus é feito na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Mas o modelo será invocado: deverá receber preparo especial de suspensão, escapamento, calibração de freios e de acertos dinâmicos em geral para entregar mais diversão do que qualquer outro carro da marca que usa esse mesmo conjunto mecânico.
Mais cara, a dupla chegará um pouco depois. Importado do México, o Jetta será "atualizado". Terá novo desenho, mais tecnologia e equipamentos alinhados à filosofia de carros esportivos da marca.
O conjunto mecânico não deverá mudar - nem a faixa de preço. Hoje, custa R$ 250.990 e usa o conjunto 350 TSI, formado por um motor 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de seis marchas com dupla embreagem.
O Golf GTI, por fim, chegará também neste primeiro semestre para disputar um novo tipo de cliente - a turma que hoje leva para casa Mercedes-AMG A35 e A45, Honda Civic Type-R e Toyota GR Corolla.
O hatch vai usar um motor 2.0 turbo - o EA888 LK3 evo4, uma nova geração do 350 TSI - que entrega até 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Com esse conjunto, promete acelerar de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e chegar a 250 km/h de velocidade máxima.
A ideia da marca é fazê-lo custar menos que os rivais, que ultrapassam a faixa dos R$ 400 mil. Nosso palpite: o Golf GTI deve ter preço que fique entre R$ 350 mil e R$ 400 mil. Saberemos em breve.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade