Responsável por conectar o câmbio ao motor para movimentar as rodas de veículos com transmissão manual, a embreagem é um conjunto de peças que se desgasta com o passar do tempo. A verificação dos componentes é indicada no manual do veículo, bem como os prazos previstos para manutenção, mas tem um fator determinante para a sua durabilidade: o motorista.
Alguns hábitos bastante comuns durante a condução podem reduzir consideravelmente a vida útil da embreagem, que apresenta sintomas quando uma ou mais peças - platô, disco e rolamento (ou atuador hidráulico) - já estão "pedindo água". Os sinais de que algo não vai bem são claros: patinação (falta de força) nas arrancadas, trepidação no pedal, dificuldade de engate das marchas, endurecimento no pedal e ruídos são alertas de desgaste.
Dependendo do veículo, a troca de todo o conjunto pode passar de R$ 1.000, ainda mais se for necessário trocar também o volante do motor, a peça que se conecta à embreagem. Para fazê-la durar mais tempo, apontamos alguns cuidados.
Ao sair com o veículo, module os pedais da embreagem e do acelerador com suavidade, de forma a não forçar os componentes. Faça o mesmo nas trocas de marcha, com o veículo já em movimento, obedecendo a rotação correta do motor.
De acordo com a Rodobens, o pedal de embreagem deve ser acionado somente nas arrancadas e nas trocas de marcha. Portanto, ao parar o veículo no trânsito, como em um semáforo, por exemplo, não mantenha a embreagem acionada e a primeira marcha engatada - em vez disso, coloque o câmbio em ponto-morto e só engate a marcha na hora de arrancar o carro novamente. Isso evita desgaste do conjunto sem necessidade
Muitos têm o costume de manter o pé esquerdo sempre apoiado no pedal da embreagem durante a condução do veículo. Mesmo movimentando pouco o pedal, isso é suficiente para desgastar os componentes e, com o tempo, você terá de trocar as peças de forma prematura. Após engatar a marcha, solte completamente o pé do pedal, recomenda a rede de autocentros Caçula de Pneus.
Outro mau hábito é usar a embreagem e o acelerador para manter o carro parado em uma subida. a Rodobens recomenda, ao parar o carro em uma subida, acionar o freio de mão (também conhecido como freio de estacionamento) antes de arrancar. Essa tática preserva o disco da embreagem e, ainda por cima, ajuda a economizar combustível.
Carro sobrecarregado, transportando uma massa maior que o máximo indicado no manual do veículo, força uma série de componentes, dentre eles o conjunto de embreagem. Ou seja, ao modular o pedal, especialmente em arrancadas, os componentes têm de lidar com um peso maior que aquele para o qual eles foram projetados. Sobrecarga também reduz a vida útil das suspensões, acelerando o desgaste de itens como buchas e amortecedores.
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