Polo volta a liderar vendas no Brasil em abril

Após perder a ponta em março, Polo supera Hyundai HB20 e Fiat Argo e reassume a liderança no ranking

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Polo volta a liderar vendas no Brasil em abril
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de ter sido superado temporariamente por rivais como Fiat Argo e Hyundai HB20, o Volkswagen Polo voltou ao topo do ranking de carros de passeio mais vendidos do Brasil. Segundo os dados mais recentes da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no dia 14 de abril o hatch da Volkswagen reassumiu a liderança — posição que vinha ocupando com frequência nos últimos meses.

Argo sentiu o gosto da liderança por um período

O Polo perdeu o primeiro lugar para o Fiat Argo em março - o rival surpreendeu ao fechar o mês com 8.247 unidades emplacadas. No entanto, esse número foi impulsionado, em grande parte, pelas vendas diretas: 6.429 unidades do Argo foram vendidas nessa modalidade, o que representou quase 80% do total.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já o Polo, em março, teve um desempenho mais equilibrado, com 4.512 em vendas diretas e 3.608 no varejo, somando 8.120 unidades — uma diferença pequena para o Argo.

O Volkswagen Polo voltou ao posto de liderança, mas margem ainda é apertada
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
toggle button

HB20 volta a ameaçar em abril

O Hyundai HB20, outro forte concorrente, chegou a liderar nas primeiras semanas de abril — tanto que, no levantamento parcial do dia 7, o modelo aparecia em primeiro lugar com 3.778 unidades, seguido por Hyundai HB20S (1.810) e VW Polo (1.637). Esse desempenho também foi puxado pelas vendas diretas.

No entanto, a atualização de 14 de abril mostra o Volkswagen Polo na liderança com 4.788 unidades, enquanto o HB20 aparece logo atrás, com 4.694 — uma diferença de apenas 94 carros. Ou seja, a disputa continua acirrada.

Em março último tanto o Polo quanto o HB20 foram superados pelo Argo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Argo perde força no início de abril

Se em março o Argo surpreendeu, em abril a realidade voltou a se impor. O hatch da Fiat aparece na terceira colocação, mas já distante dos líderes: 2.927 unidades emplacadas até 14 de abril, praticamente a metade do volume do Polo. Isso mostra que o bom desempenho no mês anterior teve caráter pontual, impulsionado por estratégias de vendas específicas.

Varejo x vendas diretas: o equilíbrio do Polo

O que chama atenção no desempenho do Polo é a consistência no varejo e nas vendas diretas. Diferentemente de Argo e HB20, que têm picos de venda puxados por frotistas, o hatch da Volkswagen mantém um bom ritmo nas concessionárias. Isso reforça a boa aceitação do modelo entre consumidores comuns — fator importante para sua liderança sustentada ao longo dos meses.

Será que o Polo manterá na liderança?

Mesmo com a margem apertada entre Polo e HB20, a volta ao primeiro lugar mostra que o Polo continua sendo um dos carros mais desejados pelos brasileiros. A disputa deve continuar acirrada até o fim do mês mas, por enquanto, o hatch da Volkswagen está de volta ao posto que mais conhece: o topo.

Comentários