Infelizmente ainda não inventaram uma moto que funcione sem combustível. Vá lá que já existem muitos modelos elétricos, mas mesmo esses dependem de uma fonte de energia. Nas tradicionais, vamos de gasolina ou etanol mesmo. Mas isso tem um custo, que pesa no orçamento. Não dá para se livrar desse gasto, mas é possível reduzi-lo significativamente ao adotar hábitos simples. Veja abaixo cinco preciosas dicas para reduzir o seu gasto nas paradas nos postos de combustível:
Muita gente não se liga nisso, mas pneus bem calibrados melhoram o consumo da moto. A explicação é simples: pneus que rodam com calibragem abaixo da recomendada têm mais atrito com o solo. Aí, o motor faz mais "força" para mover a moto e, por tabela, gasta mais combustível. Calibre os dois pneus semanalmente com a pressão correta - que está no manual do proprietário e, muitas vezes, em um adesivo na balança da moto - e evite usar pneus com medidas diferentes das originais: isso também altera o consumo.
A forma como você freia sua moto também influencia no consumo. A recomendação é, sempre que possível, caprichar no uso do freio-motor. Principalmente nas motos com injeção eletrônica: nelas, basta parar de acelerar que o sistema reduz ao mínimo o envio de combustível para a câmara de combustão - quando há uso do freio-motor, esse envio é literalmente interrompido.
No caso das motos carburadas, o envio de combustível não é cortado, mas também é reduzido significativamente. Além de economizar combustível, o uso do freio-motor aumenta a vida útil dos freios, já que seu uso é menos severo e, assim, pastilhas e lonas sofrem menos desgastes.
Aqui falamos especificamente da capacidade de carga, uma característica à qual pouca gente dá atenção. Todo veículo tem sua capacidade máxima de carga e com as motos não é diferente. Se você transporta peso acima dessa capacidade, não só sacrifica muitos componentes da moto, como também coloca sua segurança em risco - e aumenta o consumo, já que o motor fará força máxima para mover a moto.
Usar o acelerador com civilidade, na medida exata em que a progressão de velocidade exige, é um dos principais meios de economizar combustível. Acelerar com suavidade, desacelerar sempre que possível, trocas as marchas no tempo certo e usar cada uma dentro da demanda do momento ajudam a manter o consumo em seu melhor nível. Quem acelera forte nas "largadas", torce o cabo toda hora, estica demais as marchas e para no sinal com a embreagem acionada e a primeira marcha engatada sempre gastará mais combustível.
Um filtro de ar limpinho garante a correta "respiração" do motor, a melhor mistura ar-combustível, uma performance redondinha e, consequentemente, o melhor consumo possível. Além disso, peças móveis em bom estado, reguladas e lubrificadas funcionam melhor que as muito usadas, sem ajuste de tensão ou sem lubrificação.
No primeiro caso, o motor fará menos força para movê-las, e obviamente exigirá menos consumo para funcionar. Então mantenha a relação da moto sempre lubrificada, a tensão regulada, e os rolamentos das rodas sempre novinhos.