A BMW R 18 acaba de ganhar uma segunda versão. Chama-se R 18 Classic e tem como diferenciais um amplo pára-brisa, elegantes alforjes laterais e faróis auxiliares - de LEDs, assim como o principal -, que levaram ao reposicionamento dos piscas dianteiros. A moto também ganhou banco do garupa e, para permitir uma posição confortável para este passageiro, novos escapes mais longos e retos.
A R 18 original tem visual mais simples e "bandido". Esta Classic tenta agradar aos fãs de motos custom mais conservadores, que buscam não somente o visual clássico, mas também algum conforto. Não chega a ser algo original: a Kawasaki fez o mesmo há poucos anos, ao lançar uma versão classic para a Vulcan VN900.
Vale lembrar que a BMW R 18 é a primeira custom feita pela marca bávara desde a R 1.200 C, que foi produzida entre 1997 e 2004 - aquela que fez peripécias em um filme do agente secreto 007, como o caro leitor pôde ver em nossa recente lista de motos famosas do cinema.
O conjunto mecânico é o mesmo da R 18. O motor é o enorme bloco com dois cilindros contrapostos, oito válvulas e 1.802 cm³, que rende 91 cv de potência a 4.750 rpm e 16 kgf.m a 3.000 rpm. O câmbio tem seis marchas e a transmissão secundária é por eixo cardã. O piloto troca as marchas por pedal e contra-pedal, recurso mais comum em estradeiras americanas.
Ainda não há previsão para a chegada da R 18 ao Brasil, mas sua patente já foi registrada no país. Provavelmente é coisa para 2021. Esperamos ansiosamente!