A Honda lançou, na Índia, a inédita CB 350 H´Ness. O nome exótico é uma abreviatura de highness, que significa "alteza" em inglês. A ideia é roubar compradores da Jawa e, principalmente, da Royal Enfield, duas das marcas que dominam o mercado de motocicletas médias por lá - diferente do que acontece com a Honda por aqui, onde é líder absoluta.
Mais do que isso, a Honda quer se fortalecer no país que se tornou o maior comprador de motos do mundo. Com 18,5 milhões de unidades vendidas por ano, a Índia já superou a China (16,3 milhões) e também está à frente de Indonésia (6,5 milhões); Vietnã (3,2 milhões); Filipinas (1,8 milhão); Tailândia e Paquistão (1,6 milhão, cada); e Brasil e México, cada um com 1 milhão.
Não é por acaso que as grandes marcas do mundo, hoje, dão tanta atenção à Índia. Por lá, o gosto do consumidor é mais próximo do que conhecemos por motos clássicas. Com linhas arredondadas meio vintage, a nova CB 350 lembra modelos vendidos no Brasil no anos 1970 e 1980 - como as próprias Honda CB 360 Four, por exemplo. Só que é mecanicamente mais simples, embora mais moderna.
O motor é um monocilíndrico de 348 cm³ injetado e refrigerado a ar, com 20 cv e 3 kgf.m de torque. A Royal Enfield Classic 350, rival direta, tem um monocilíndrico de 346 cm³, 19 cv e 2,8 kgf.m - números muito parecidos, não?
A moto da Honda traz entre os itens tecnológicos de segurança controle de tração, embreagem assistida e deslizante, freios ABS nas duas rodas e até iluminação full-LED. O painel é mais simples: tem só um relógio analógico e um pequeno display de LCD.
Quanto vai custar? Na Índia, a Honda CB 350 H´Ness pede iniciais 190 mil rúpias - cerca de R$ 14 mil. Por ora, a chance dessa pequena e bonitinha motocicleta vir para o Brasil é praticamente nula.