Nova Suzuki Hayabusa chega entre julho e setembro

Marca confirma 3ª geração da moto para o Brasil, mas ainda sem data exata. Motor de 1.340 cm³ rende 190 cv de potência

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Roberto Dutra
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A Suzuki confirmou a chegada da nova GSX-1300 R Hayabusa ao mercado brasileiro para o próximo trimestre "cheio" - ou seja, entre julho e setembro. Já falamos aqui no WM1 da 3ª geração da superesportiva, quando de seu lançamento no Japão, em fevereiro do ano passado. A moto foi bem remodelada - mas sem perder sua essência - e recebeu muitos aprimoramentos mecânicos e eletrônicos. Mas, apesar disso, não se tornou a superbike mais potente do planeta ou do segmento.

Suzuki Hayabusa 2023 (6)
A Suzuki Hayabusa, que chegará ao Brasil até setembro, é a terceira geração da moto, nascida em 1998
Crédito: Divulgação
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De fato, ser a mais potente nem era a preocupação, porque ser a mais rápida ou mais veloz não é mais sua vocação. Se quando foi lançada pela primeira vez, em 1998, a Hayabusa chegou para ser a moto mais veloz do mundo (atingia a velocidade máxima de 311 km/h), depois disso passou a ter um posicionamento mais de super-touring (esportiva-turismo), e deixou para a GSX-R 1.000R e seus 202 cv de potência a função de ser a mais radical superesportiva da marca.

O visual da moto ficou ainda mais moderno e agressivo
Crédito: Divulgação
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Provas disso são o peso maior da nova geração - 264 quilos contra 250 quilos da antecessora - e os números de potência e torque menores: o motor ainda é o enorme quatro cilindros em linha com 1.340 cm³ de antes, mas agora com 190 cv de potência a 9.700 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 7.000 rpm - a segunda geração tinha 197 cv e 16,8 kgf.m. Mas isso não quer dizer que a Hayabusa tenha um desempenho comportado. Continua uma moto imponente e nervosa, destinada a pilotos com uma boa experiência.

Na nova geração a Hayabusa ganhou suspensões dianteiras invertidas Kayaba
Crédito: Divulgação
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É que a Hayabusa mudou (e ganhou peso) para ficar mais moderna e, também, continuar a atender às leis de emissões de vários países. Ganhou, por exemplo, suspensões dianteiras invertidas Kayaba, traseira monochoque com link, freios dianteiros Brembo Stylema e pneus Bridgestone Battlax Hypersport S22 especialmente desenvolvidos para ela.

Além disso, também passou a ter iluminação full-LED e a eletrônica que atualmente faz parte do cardápio de qualquer moto esportiva "premium": painel (parcialmente) de TFT, unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, ABS e controle de tração atuante sem curvas, modos de condução e os necessários controles de largada, de velocidade, de partida em rampas e de assistência em declives, entre outros.

Painel mantém o clássico visual com dois grandes relógios analógicos e tela digital no meio
Crédito: Divulgação
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A Suzuki diz que a moto será vendida no mercado brasileiro com três opções de cores - preta e dourada, prata e vermelha e branca e azul. Ainda não fala nada de preço, mas apostamos em algo entre R$ 120.000 e R$ 140.000.

Confira vídeo que conta a história da Suzuki Hayabusa:

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