O mercado brasileiro de picapes grandes, brutas e para poucos está mesmo em ebulição. Que o diga a Ford, que esgotou as primeiras 400 unidades da Ranger Raptor já na pré-venda - que começou na última sexta-feira.
Vale lembrar que, nessa fase de pré-venda, a Ranger Raptor foi anunciada por nada menos que R$ 448.600. E olha que a bruta da Ford nem é uma das picapes mais caras do país - nesse ranking, aparece na 11ª posição, atrás de vários modelos da RAM, outros da própria Ford e também uma da Jeep.
O fôlego de vendas da Ranger Raptor nem é tão surpreendente quando lembramos que o primeiro lote de 500 unidades da Chevrolet Silverado High Country, de R$ 519.990, esgotou em uma hora e meia.
No caso da Raptor, as 250 primeiras unidades foram compradas na primeira meia-hora de oferta. O início das entregas deverá acontecer em fevereiro do ano que vem, com prazo até maio.
A Ranger Raptor é importada da Tailândia e tem motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, que rende 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque. Com esses números, a picapona vai de zero a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. Isso sem beber com tanta voracidade: segundo a fabricante, anota médias de 8,3 km/litro na cidade e e 10,2 km/litro na estrada. Com o tanque pega 82 litros de combustível, a autonomia pode superar os 800 quilômetros.
A Raptor também tem várias diferenças para as outras Ranger. Além da origem (as outras vêm da Argentina), tem chassi diferente, com bitolas 9 cm mais largas, e suspensão traseira com molas helicoidais no lugar do feixe de molas das outras.
A Raptor também é mais comprida, larga e alta que as outras Ranger, tem amortecedores eletrônicos reguláveis da Fox, para-lamas mais largos exclusivos e câmbio automático de 10 marchas com ajuste também exclusivo.