O ano de 2024 foi cheio de surpresas em vendas. Na realidade, alguns modelos que eram coadjuvantes no mercado brasileiro acabaram se tornando, de alguma forma, protagonistas - uns com mais, outros com menos intensidade, é verdade.
O WM1 traz, nessa matéria, uma lista com cinco carros que se destacaram de maneira positiva no ano passado. Vale ressaltar que os números utilizados nessa matéria são os preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), do dia 30 de dezembro, pois ainda não temos os dados fechados do último mês do ano - e, consequentemente, do ano inteiro.
A nossa lista começa com o Caoa Chery Tiggo 7 Sport. A versão de entrada do SUV médio chegou ao Brasil em fevereiro de 2024 e mudou o patamar de vendas do modelo. Com preço de lançamento extremamente arrojado de R$ 134.990 (valor de SUV de entrada), o Tiggo 7 Sport rapidamente cresceu em emplacamentos, bagunçou o mercado, chegou a ter fila de espera de 150 dias, e colocou o Tiggo 7 entre os SUVs médios mais comercializados do Brasil, atrás apenas de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
O BYD Song foi o carro híbrido mais vendido de 2024, com 27.035(*) unidades comercializadas de janeiro a dezembro. O número se deve a uma estratégia muito bem desenhada pela marca chinesa: ter sob o mesmo nome (Song) para três modelos diferentes: Song Plus, Song Pro e Song Plus Premium. Assim, o SUV importado da China se tornou um modelo de muito sucesso no Brasil em 2024. E logo o Song Pro será o primeiro nacional híbrido-flex produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia.
Ainda não é possível falar em popularização do carro elétrico, pois os preços ainda são muito elevados. Mas o BYD Dolphin Mini foi o modelo que conseguiu chegar mais perto disso até agora no mercado brasileiro. Em 2024, o pequenino da marca chinesa - que será produzido no Brasil em algum momento de 2025 - foi o carro elétrico mais vendido do Brasil, com 22.745(*) emplacamentos nos 12 meses do ano. Por isso merece nosso destaque!
O Fiat Argo entrou na lista por ser um hatch que, durante praticamente toda a sua vida, não foi sequer uma pedra no sapato de seus concorrentes. No entanto, em 2024, o hatch feito em Betim, Minas Geiras, incomodou - e muito! De acordo com os números parciais da Fenabrave, o Argo foi o quinto carro mais vendido do ano, com 90.955 emplacamentos, atrás de Fiat Strada, Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Em 2023, com 66.717 unidades comercializadas, o Argo havia sido somente o oitavo colocado, atrás ainda de modelos com Fiat Mobi, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Onix Plus.
Fechamos a nossa lista com o Hyundai Creta. Não, o modelo não foi o SUV mais vendido do Brasil, posto que será ocupado pelo segundo ano consecutivo pelo Volkswagen T-Cross. Nem mesmo a segunda posição está garantida, pois o Chevrolet Tracker teve um bom desempenho em dezembro e pode roubar a medalha de prata do modelo fabricado em Piracicaba, interior de São Paulo.
Mas o Creta entra na nossa lista por ser não apenas o utilitário esportivo, mas também o carro mais vendido do Brasil no varejo, em 2024. De acordo com a Fenabrave, de janeiro a novembro o Hyundai acumulou 51.339 emplacamentos nesta modalidade de venda. Detalhe: este é o segundo ano consecutivo que o Creta é o carro mais vendido no varejo, depois de amargar o vice-campeonato em 2022.