5 carros que não passaram da primeira geração

Modelos foram abandonados à própria sorte ou substituídos por outros mais modernos

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Renan Rodrigues
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Aqui no WM1 nosso leitor já está acostumado a ver diversas reportagens com carros que fizeram muito sucesso. Alguns estão há décadas em produção e ganharam diversas gerações ao longo dos anos. No entanto, o movimento contrário também acontece com certa frequência.

Por esse motivo, separamos cinco carros que, mesmo com relativo sucesso, não ganharam outras gerações por diversos motivos. Desde o fim de parcerias comerciais ao completo abandono em termos de atualizações. Confira:

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Chevrolet Agile

Último Agile foi produzido na Argentina em 2016, dois anos após deixar o mercado brasileiro
Crédito: adios-chevrolet-agile.jpg
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Esse tem se tornado um velho conhecido aqui no WM1. Já falamos dele quando fizemos uma lista de conceitos diferentes do modelo de produção e também a respeito de carros que salvaram marcas.

Apesar de não ter feito o sucesso esperado, ele vendeu mais de 340 mil unidades. Saiu de linha sem nova geração para dar espaço ao Onix. Foi fabricado entre 2009 e 2016, sendo vendido até 2014 no Brasil.

Volkswagen Pointer

Pointer GTI não é tão valorizado, mas é mais difícil de encontrar em bom estado
Crédito: Divulgação
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Outra história bastante conhecida dos brasileiros é a da Autolatina. A parceria firmada entre Volkswagen e Ford gerou diversos modelos híbridos. Entre eles o Pointer, que se tratava de um facelift do Ford Escort de quinta geração (a segunda no Brasil).

O modelo foi apresentado em outubro de 1993 e saiu de linha em 1996, deixando um dos GTi mais raros e, ao mesmo tempo, mais baratos do mercado (fica a dica se o um Gol ou Golf estiverem muito acima do seu orçamento).

Peugeot RCZ

Peugeot RCZ marcou o público pelo belo design, mas ficou pouco tempo em linha
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O RCZ, produzido na Áustria pela Magna Steyr, marcou época, especialmente fora do Brasil. Com um belo design esportivo, algo raro na marca francesa, o cupê chegou a ter motor 1.6 turbo de 270 cv sob o capô. No entanto, com na busca da PSA Peugeot Citroën em reduzir ainda mais os custos da operação, foi um dos modelos que foi para o sacrifício dentro da marca em 2016.

Ford Courier

Ford Courier era baseada no Fiesta, mas não recebeu sequer as atualizações do hatch
Crédito: Divulgação
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Se hoje a Fiat Strada reina absoluta entre as picapes compactas, muito se deve à Ford, que abandonou a Courier a sua própria sorte. Baseada no Fiesta, o modelo foi lançado em 1997, para substituir a robusta Pampa.

No seu lançamento até fez sucesso, especialmente pela grande caçamba. Teve itens importantes, como tampa traseira retirável, duplo airbag e ar-condicionado. No entanto, sucumbiu sem acompanhar as atualizações do hatch em que era baseada.

Fiat Stilo

Stilo durou mais tempo no Brasil depois de sair de linha na Europa
Crédito: Divulgação
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Apresentado ao mundo em 2001, o modelo era o sucessor do Brava e acabou sucedido pelo Bravo em 2011. Apesar do fracasso comercial na Europa, onde saiu de linha quatro anos antes que no Brasil, o Stilo representou diversos avanços na linha Fiat.

Foi um dos primeiros a ter direção elétrica, controle de cruzeiro adaptativo (na Europa), oito airbags e sua plataforma chegou a ser usada pela Alfa Romeo.

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