A BYD chegou ao mercado brasileiro e, com sua sequência de lançamentos e promoções, dominou rapidamente o segmento de híbridos e elétricos.
Porém, conforme os dados mais recentes da Associação Brasileira do Veículo Híbrido e Elétrico (ABVE), outra marca conseguiu emplacar mais unidades por vendas de grupo de veículos - ou seja, carros da mesma linha.
Trata-se da GWM, através da linha Haval H6. De acordo com o relatório divulgado, foram 20.941 unidades emplacadas, de todas as versões do SUV, o que representou uma participação de mercado de 11,8%.
Porém, a marca só conseguiu esse feito porque a linha Song, com 15.490 emplacamentos, e Song Plus, com 11.308 unidades vendidas, são consideradas distintas.
No entanto, a fabricante do Song continuou como a marca que mais vende veículos eletrificados, com um total de 76.863 automóveis comercializados em 2024. O resultado expressivo se deu pelo bom desempenho de vendas da linha Song e Song Plus, e dos elétricos, Dolphin Mini e Dolphin.
Ainda de acordo com o relatório, os carros híbridos são a grande maioria nas vendas acumuladas em 2024.
Confira também: ranking dos carros híbridos mais baratos do Brasil
Ao todo, eles representaram 65,2% das vendas, com destaque para os híbridos plug-in. Ou seja, os de recarga externa, com necessidade de serem conectados a uma fonte de energia.
Em 2024, a categoria de carros puramente elétricos teve participação de apenas 34,7% entre todos os eletrificados vendidos.
Entre os destaques, os onipresentes BYD Dolphin Mini e seu irmão maior, o Dolphin.