A BYD promoveu diversas ações ao longo de 2024 com o intuito de se posicionar no topo do ranking dos carros eletrificados mais vendidos. As estratégias deram certo com diversos modelos: o Song foi o carro híbrido mais vendido do mercado brasileiro e o Dolphin Mini, o veículo elétrico mais comercializado do Brasil.
Porém, o modelo focado na condução urbana não só foi o mais vendido, como também não deu chances para seus rivais diretos chegarem perto.
Para comparação, de acordo com os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o carro elétrico da BYD vendeu quase 10 vezes mais que seus rivais diretos, com um total de 21.946 emplacamentos.
Já seus rivais diretos, os carros elétricos mais baratos do Brasil, somaram, juntos, 2.341 emplacamentos.
O JAC E-JS1 emplacou durante os doze meses de 2024 apenas 1.227 unidades. O Renault Kwid E-Tech, por sua vez, vendeu 1.051 exemplares. E o Caoa Chery iCar ficou na lanterna, com apenas 63 emplacamentos.
">BYD Dolphin Mini - 21.946 unidades
O carro elétrico da chinesa que conquistou o público em 2024 iniciou o novo ano com aumento de preços. Desde o início de janeiro, o veículo registrou um aumento de até R$ 3 mil.
A versão mais acessível, de quatro lugares, era comercializada por R$ 115.800 e agora não é vendida por menos de R$ 118.800. Já a configuração para cinco ocupantes passou de R$ 119.800 para R$ 122.800 - um aumento de R$ 3 mil em ambos os casos.
O BYD Dolphin Mini tem foco no uso urbano e tem alcance de 280 quilômetros e potência equivalente a 75 cv. O propulsor leva o modelo à velocidade máxima de 135 km/h e acelere de zero a 100 km/h em 14,9 segundos.