Você já leu aqui no WM1 que a Chevrolet prepara a volta da Silverado para o Brasil ainda em 2022. Mas não se espante se, daqui a alguns anos, a picapona também for vendida no nosso mercado em uma configuração sem motor a combustão. É que a General Motors aproveitou a CES 2022, a maior feira de tecnologia do mundo, para mostrar que a Silverado tem versão elétrica.
É a primeira vez na história que a tradicional picape grande da GM terá uma variante zero combustão. A Silverado plugada faz parte da estratégia de eletrificação da montadora e será lançada em 2023, como linha 2024.
O modelo será fabricado na Factory Zero da GM, na região de Detroit (EUA), inaugurada em novembro de 2021. A unidade, de quase 40 anos, foi adaptada para fazer os futuros veículos elétricos da nova plataforma Ultium.
Um dos destaques da nova Silverado elétrica é a autonomia. Segundo a GM, a picape consegue percorrer até 640 km com uma carga completa. Isso é proporcionado por um conjunto com 24 módulos de baterias que geram energia para o motor de 670 cv e com mais de 100 kgf.m de torque instantâneo.
Pelos números oficiais da GM, a Silverado elétrica faz o 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos. Com tração 4x4, a picape ainda promete carga útil de 590 kg e capacidade de reboque de pouco mais de 4,5 toneladas.
As vendas da Silverado EV começam no ano que vem nos EUA em duas versões: a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas. Estas opções proletárias terão 520 cv de potência e 60 kgf.m de torque, e capacidades de carga e de reboque de 544 kg e 3.600 kg, respectivamente. A Chevrolet garante que já prepara uma versão com mais do que o dobro destas capacidades.
De qualquer forma, toda a linha virá com carregadores residenciais Ultium Charge 360 e será compatível com sistemas de carregamento rápido de até 350 kW, que, segundo a GM, garantem autonomia extra de 160 km em apenas 10 minutos na tomada.
A Silverado elétrica ainda vai oferecer um equipamento que permite usar até 10,2 kW da energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos. Também será capaz de fornecer energia para uma residência em caso de emergência, ou de carregar outro veículo elétrico.
Entre os equipamentos da picape estão suspensão pneumática adaptativa, central multimídia com monitor de 17", quadro de instrumentos eletrônico em tela de 11" e head-up display. Há ainda o sistema chamado Multi-Flex Midgate, que aumenta a área de carga ao conectar a caçamba com a cabine, com o rebatimento dos bancos traseiros.
A Silverado EV também será equipada com o sistema Super Cruise, de auxílio ao motorista, que estreou nos modelos da Cadillac e no SUV derivado do Bolt. A tecnologia semi-autônoma é ativada por voz e permite - por exemplo - mudar de faixa sem pôr as mãos no volante: o motorista aciona a seta e "fala" ao sistema, que detecta se a pista está livre e ativa o controle de cruzeiro adaptativo para realizar a manobra.