O Fiat Pulse que você acaba de ver no BBB marca o retorno oficial da Abarth ao Brasil. A divisão de preparação da Fiat, que chegou a ter dois carros no país nas duas últimas décadas - o Stilo em 2002 e o 500 em 2014 -, agora será implementada de forma concreta por aqui. E o carro escolhido para representar seu retorno foi o Fiat Pulse desta última prova "bate-volta" do reality show.
O Pulse Abarth apareceu agora, mas a estreia oficial e a chegada às concessionárias acontecem só no último trimestre do ano - até lá a Fiat promete fazer várias ações de relacionamento com clientes e concessionários para divulgar e fomentar seu lançamento.
A Abarth é conhecida por ser o emblema de carros pequenos e que andam muito. Na realidade, Carlo Abarth, o criador da empresa, era fanático por engenharia e pelo número da relação peso/potência - quanto melhor o número, "mais humilhante" - na visão da empresa - para os carrões superpotentes que ficam para trás.
Antes de falarmos sobre o Pulse, vale lembrar os seis "pilares" que fazem parte da construção de um Abarth. São: a "performance"; a "direção provocante"; "construção sob medida"; o "legado" de cada produto; a "tecnologia e inovação" dos modelos e o "contato" com a legião de apaixonados pela marca.
O Pulse Abarth ainda não tem dados técnicos revelados, mas a Fiat já confirmou que o vencedor do BBB vai levar uma unidade para casa. Por ora, a empresa revelou somente o visual, que você confere nas imagens postadas nessa reportagem.
A frente tem para-choques mais robusto, nova grade e a peça lateral mais afilada, o que reforça o lado mais esportivo da configuração, além de rodas maiores e detalhes vermelhos espalhados pela carroceria. Na traseira, saída de escapamento dupla, para-choques mais esportivo e asa no teto. Repare que não há mais logo da Fiat, e sim inscrições da divisão na frente e atrás.
A Fiat também confirmou que o Pulse não será o único modelo da empresa que receberá preparação da divisão. Uma foto da apresentação, que você pode ver abaixo, mostra que outros dois modelos - que ainda não sabemos se são carros que já existem ou que serão lançados - também passarão pelas mãos da Abarth.
Tem mais: de acordo com a empresa, a ideia é que de 25 a 50 lojas da marca sejam capacitadas para receber os carros da divisão para fazer a manutenção dos modelos preparados. Segundo Herlander Zola, chefe da marca Fiat no Brasil, cerca de 10% do total de 500 concessionárias da marca pelo país é um número muito bom para receber a implementação da Abarth em nosso país.
Vale lembrar que a marca atualmente também faz motores para a Fórmula 4, divisão de corridas que foi homologada para o Brasil e partir de 2022.