Conforme prometido em julho, as versões mais caras do novo Honda HR-V chegaram. Desde a última sexta-feira (21) as configurações turbo da nova geração do modelo já podem ser encontradas nas lojas da marca. E nós já aceleramos! Confira o vídeo abaixo.
Rodamos com a configuração Touring, a mais cara, de R$ 184.500. Completinha, ela vem com tudo que um carro desse valor precisa oferecer nos dias de hoje.
Vale lembrar que o novo Honda HR-V traz de série com rodas de aro 17", freio de estacionamento por botão e o pacote Honda Sensing de tecnologias semi-autônomas em todas as quatro versões.
O carro anda muito. Acelera forte graças ao turbo e aos 177 cv e 24,5 kgf.m de torque gerados pelo conjunto mecânico e também pela boa calibração da caixa de câmbio CVT - que, veja só, tem ajuste diferente que a das versões aspiradas, justamente pelo motor mais forte.
O novo Honda HR-V turbo é muito bom! Isso sem desmerecer as versões aspiradas, que também são suficientes para quem não precisa de tanta força.
Mas rodar com o turbo é mais satisfatório para quem tem o pé mais pesado. O SUV faz mais curva, tem acerto de suspensão um pouco mais firme - ainda que o conjunto do eixo traseiro não seja independente, uma pena - e também freia melhor.
As rodas de 17 polegadas são um grande aliado nesse sentido.
E isso tudo com bons números de consumo, diga-se. Oficialmente, ele faz 7,9 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 11,3 km/l e 12,6 km/l, respectivamente, com gasolina.
Em nossas mãos, durante o trajeto entre Florianópolis e a Praia do Rosa, em Santa Catarina, tivemos momentos em que o carro fez 9 km/l e até alguns trechos de 14 km/l - estes, obviamente, apontamos pelo medidos instantâneo do computador de bordo. A média foi de 11,1 km/l. Com gasolina.
O acabamento do HR-V Touring também é sensivelmente melhor que o das versões aspiradas EX e EXL. Há muito mais peças e revestimentos em couro e em material macio ao toque e muito menos plástico na cabine.
Os bancos de couro sintético cinza em tom mais claro que o interior escurecido das versões aspiradas também são artigos exclusivos das variantes turbinadas. E de fato eles passam a impressão de que estamos em um modelo mais luxuoso.
Mas falta teto solar, item que já foi oferecido pelo modelo e que hoje não é nem mais ofertado como opcional. No fim das contas, não dá para dizer que as versões turbinadas não são mais premium.
Elas são, sim. Bastante.
Vale lembrar que as configurações mais caras trazem alguns itens não vistos na mais baratas.
Conexão com o app MyHonda Connect; carregador de celular sem fio, quadro de instrumentos 100% digital em TFT; ar-condicionado de duas zonas; seletor de modo de condução e função tilt-down no retrovisor são equipamentos de conforto vistos só nessas configurações mais caras.
Esteticamente, além da grade dianteira diferenciada em 3D (com o easter egg "heart beat" na parte de baixo do para-choques), os novos HR-V turbinados também têm ponteira dupla de escape e, na versão Touring especificamente, molduras das caixas de rodas pintadas de preto.
A versão mais luxuosa da nova geração também traz como diferencial partida remota do motor; dois tweeters traseiros adicionais; as belas rodas com design exclusivo (que lembram lâminas de uma hélice) e possibilidade de abertura e fechamento automáticos do porta-malas.