Atualmente, muitos carros têm saído de fábrica com motor turbo, mas de olho na economia de combustível. Em 2010, motor turbinado era sinônimo de desempenho. E era justamente essa a pegada do Fiat Punto T-Jet, o nosso achado na Webmotors desta sexta-feira.
Versão topo de linha do Punto durante muito tempo, o Punto T-Jet tinha temperamento apimentado. Usava motor 1.4 Turbo que rendia 151 cv e 21,1 kgf.m de torque. Com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira, o hatch fazia de 0 a 100 km/h em 8,4 s e tinha velocidade máxima de 203 km/h.
O modelo escolhido para ilustrar esse texto é da cor amarela, uma das mas difíceis de se achar em bom estado. Com cerca de 100 mil km rodados, o T-Jet rodou uma média de 10 mil km por ano. Apesar da quilometragem razoável, o interessado deve olhar com atenção a mecânica.
Por se tratar de um carro com pegada esportiva, com certeza absoluta ele foi utilizado como deveria. Então, uma revisão extra nos componentes, como bicos e turbina, é essencial.
Visualmente, o carro está praticamente original. As únicas alterações são as rodas de 18 polegadas vindas do Bravo Wolverine (as originais eram de 17 polegadas) e a suspensão, que está mais baixa e deve priorizar o desempenho em curvas.
Por dentro, os bancos de couro são os originais e estão em ótimo estado. O modelo, inclusive, tem teto-solar, que era opcional no Punto T-Jet.
Por R$ 29.990, menos que um Fiat Mobi 0km, esse Punto pode ser uma ótima opção para quem busca um carro diário compacto e divertido ao mesmo tempo.