Pare para refletir por dois minutinhos. Tente se lembrar qual foi a última vez que você viu um Fiat Tipo em bom estado de conservação. Difícil de lembrar, não? Pois é, esse modelo especificamente sofreu bastante com o passar dos anos e praticamente desapareceu das ruas. Por isso mesmo, ele é justamente o nosso achado de hoje.
Lançado em 1988 na Europa, o Tipo era uma opção mais espaçosa, confortável e requintada que o Uno. O modelo chegou ao Brasil em 1994 e fez bastante sucesso. Seu acabamento, desempenho e design eram únicos na época.
Alguns episódios bastante lamentáveis, porém, mancharam a sua reputação. Vendendo bem em seus primeiros anos de Brasil, o Tipo deixou de ser importado e começou a ser produzido por aqui. Foi, inclusive, o primeiro carro nacional a ter airbags.
Uma falha na montagem das mangueiras da direção hidráulica dos modelos 1.6, no entanto, fazia com que o Tipo pegasse fogo. A conexão de fluído hidráulico se rompia, o líquido vazava sobre o coletor de escape do motor quente e causava o fogo. O incêndio começava no compartimento do propulsor e propagava para o veículo todo.
A má-fama se espalhou e, praticamente, acabou com o sucesso do Tipo. Por conta disso, um modelo como esse, que ilustra a coluna de hoje, é raríssimo. Trata-se de um da versão SLX equipado com motor 2.0 (que não tem risco de incêndio, mas sofreu com a má fama da mesma forma).
Completamente original e íntegro, o carro é, talvez, o único neste estado no Brasil. As rodas ainda são as originais e em perfeito estado. O interior de veludo cinza está completamente perfeito, como se houvesse saído de fábrica.
Para aumentar ainda mais o nível de raridade, essa unidade é equipada com teto-solar de fábrica, algo raríssimo de se ver.
O preço de R$ 25.500 parece salgado para os leigos, mas basta se atentar aos fatos para saber que essa unidade é única. Uma legítima peça de colecionador.