A conta-gotas a Bugatti segue revelando detalhes do Mistral, seu novo hipercarro conversível. Previsto para 2024, o modelo não voltava a ser assunto da fabricante desde agosto, quando foram reveladas algumas das expectativas para o seu lançamento.
Uma dessas projeções indicava que o conversível seria um dos últimos produtos da marca a usar o gigante motor W16 quadriturbo de 8.0 litros, que entrega 1.600 cv e inacreditáveis 163,15 kgf.m de torque. A expectativa foi confirmada com o anúncio do próprio diretor de tecnologia da fabricante, Emilio Scervo.
De sua fala, o executivo garantiu que o Mistral foi projetado para chegar a assustadores 420 km/h. A essa velocidade deixar os cabelos ao vento talvez não seja uma boa. Brincadeiras à parte, o número impressionante é bem superior ao recorde já atingido por outros modelos da própria Bugatti — a marca só é menor que o impressionante Chiron Super Sport 300+, que alcançou 490,5 km/h.
O hipercarro sem capota deve chegar a esse número num modo de condução específico que deve se chamar "Velocidade Máxima". Nessa opção, o Mistral ativará de forma independente uma asa traseira e regulará sua inclinação automaticamente para melhorar a aerodinâmica.
Outra informação confirmada é a exclusividade do conversível. Serão apenas 99 unidades produzidas pela fabricante - e, como quase sempre acontece nesses casos, todas as unidades já foram vendidas ao preço de 5 milhões de euros (R$ 27,55 milhões, em conversão direta).
O visual do conversível também já havia sido antecipado pela Bugatti em agosto. As linhas do modelo são inspiradas nas de outros carros da marca, como o próprio Chiron, de quem o Mistral pega emprestado o motor e também a plataforma. Há elementos de design vistos também nos modelos Centodieci, Divo e Lavoiture Noire.