BYD alcança posição histórica no Brasil

Bom desempenho de Song, King e Dolphin Mini em novembro fez da marca chinesa a 6ª no ranking de vendas no varejo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BYD alcança posição histórica no Brasil
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BYD atingiu um novo patamar no mercado brasileiro. Em novembro, a marca chinesa de carros híbridos e elétricos assumiu a sexta posição no ranking de vendas no varejo, superando pela primeira vez a Honda. A chinesa ficou atrás somente de Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota e Hyundai.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na terça-feira (3/11), a BYD foi responsável por 6,94% dos veículos emplacados no varejo, levando em consideração automóveis de passeio e comerciais leves. O bom desempenho foi puxado pelos modelos Song, King e Dolphin Mini.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Fiat foi a líder, com 14,19%, seguida por Volks (12,76%), Chevrolet (11,53%), Toyota (10,67%) e Hyundai (9,90%). E logo atrás da BYD ficaram Honda (6,25%), Jeep (5,12%) e Caoa Chery (4,79%). As demais marcas, juntas, foram responsáveis por 17,85% dos emplacamentos de carros novos no varejo em novembro.

O BYD Dolphin Mini será o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Já no acumulado do ano...

Levando em consideração o acumulado do ano, a BYD é a oitava colocada, com 5,43% das vendas no varejo. A liderança continua com a Fiat (15,64%), seguida por Chevrolet (12,60%), Volkswagen (11,95%), Toyota (10,58%), Hyundai (8,79%), Honda (6,21%), Jeep (5,78%).

A BYD acaba tendo bom desempenho no varejo por não focar nas vendas diretas, como muitas de suas concorrentes fazem. Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Hyundai e Jeep têm tradicionalmente uma forte estratégia em vendas diretas para seus veículos de entrada e SUVs.

BYD deve crescer em 2025 com fábrica na Bahia

Os números de vendas da BYD deverão crescer em 2025. Isso porque a marca confirmou no início da semana o começo das operações das planta de Camaçari, na Bahia, para o primeiro trimestre do ano que vem. Inicialmente serão feitos o Song Pro, SUV que receberá o primeiro sistema híbrido-flex da BYD, e o Dolphin Mini, que se tornará o primeiro carro 100% elétrico produzido em série no Brasil.

Ao mesmo tempo, a BYD dará início, em 2025, às vendas de veículos da Denza, marca que terá modelos premium. Inicialmente serão comercializados a minivan D9, o SUV BAO 5 e o sedã cupê Z9.

Tags:BYD
Comentários