Cada vez mais conhecida pelos brasileiros, a chinesa BYD começou só agora a desbravar o mercado europeu. A marca especialista em elétricos apresentou três modelos no Salão de Paris 2022, evento que tem cobertura presencial do WM1. Dois deles já foram lançados no nosso mercado - o sedã Han e o SUV Tan. A outra novidade é o utilitário-esportivo Atto 3, que tem porte de Compass e interior inusitado.
Mas antes de falar sobre o habitáculo, vamos destrinchar o desempenho do modelo. O carro tem motor elétrico dianteiro que desenvolve 203 cv de potência e 31,6 kgf.m de torque. O conjunto é capaz de tracionar o SUV de 1.750 quilos rumo aos 100 km/h em 7,3 segundos, a partir da inércia. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
Segundo a montadora, o Atto 3 pode rodar até 420 quilômetros com uma carga completa. Já o tempo de recarga de 30% a 80% pode ser concluído em 29 minutos em um sistema de corrente contínua (DC) de 88 kW.
Em relação a sistemas de assistência de direção, o SUV chinês tem monitor de ponto cego, assistente de manutenção em faixa e piloto automático adaptativo. No entanto, esse sistema atua somente em velocidades abaixo de 60 km/h.
Mas o chamariz do modelo é mesmo o interior. Com proposta de ser divertido, ele destoa do exterior urbano, com linhas amenas e frente até antiquada. Por dentro, o Atto 3 tem painel e console com gravuras de diversas linhas, acabamento bicolor com destaque para o azul escuro e twitters de áudio salientes posicionados nas portas.
Também chama atenção a disparidade das telas digitais. Enquanto a central multimídia é de 15,3 polegadas e tem ajuste para a posição vertical, o painel de instrumentos é minúsculo.