Câmbio DSG estreou há 20 anos no Golf R32

Transmissão automatizada de dupla embreagem revolucionou a indústria automobilística há duas décadas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Câmbio DSG estreou há 20 anos no Golf R32
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A maioria dos motoristas que gostam de interagir com o carro prefere o câmbio manual pelo fato de ter o controle pleno do veículo em suas mãos (e pés). Movimentos hábeis e sincronizados da alavanca da transmissão e do pedal da embreagem são os principais requisitos para garantir uma condução segura, eficiente e prazerosa.

VW Golf R32 foi o primeiro carro de produção em série a ter câmbio automatizado de dupla embreagem
Crédito: Divulgação
toggle button

Porém, muita gente já abre mão do prazer ao volante para se render ao conforto do câmbio automático de conversor de torque, presente na maioria dos carros novos vendidos atualmente. Afinal, é muito mais cômodo deixar o veículo fazer todo o trabalho das trocas de marchas durante os entediantes congestionamentos das grandes cidades.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas até o final de 2002 praticamente não havia um meio termo para quem procurava um carro que fosse “comunicativo” e ao mesmo tempo confortável durante a sua condução. Os compradores tinham que decidir se queriam a interação do câmbio manual ou a conveniência do automático. Foi então que a Volkswagen divulgou um novo tipo de transmissão, que estaria disponível primeiro no Golf R32 de quarta geração no primeiro semestre 2003. Revolucionou o que era conhecido em termos de transmissão automática.

Câmbio DSG do Golf R32 com dupla embreagem e seis marchas, com opção de trocas manuais
Crédito: Divulgação
toggle button

Desenvolvido pela Borg Warner, o câmbio automatizado DSG (sigla para Direct-Shift Gearbox) de seis marchas utilizava dois conjuntos de embreagem separados para engatar as relações ímpares e pares, o que permitia mudanças rápidas sem interrupção perceptível de energia.

De acordo com os próprios números da Volkswagen, um Golf R32 equipado com o motor 3.2 VR6 de 250 cv de potência e 32,6 kgf.m de torque e transmissão DSG poderia atingir 100 km/h em 6,4 segundos, em comparação com os 6,6 segundos da versão com caixa manual de seis marchas, e consumia menos combustível. Mas foi a promessa dessas mudanças suaves e contínuas que deixaram todos intrigados na época.

VW Golf R32 tinha motor de seis cilindros de 250 cv e acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 7 seg.
Crédito: Divulgação
toggle button

O câmbio automatizado de dupla embreagem passou por uma série de aperfeiçoamentos  e é utilizado até hoje pelo Grupo Volkswagen, com diferentes ajustes e nomenclaturas, de acordo com a proposta de cada marca - DSG nos modelos Volkswagen, DPK nos da Porsche e S-Tronic nos Audi.

Além dos modelos do Grupo Volkswagen, a CAOA Chery é outra marca que também utiliza esse tipo de transmissão em alguns de seus modelos no Brasil, como o SUV Tiggo 8, por exemplo.

Comentários