O Caoa Chery Tiggo 2 deve sair de cena e deixar de ser produzido e vendido nos próximos dias. O primeiro carro desenvolvido e lançado após a fusão da Caoa com a Chery no Brasil, lá em 2018, pode ter a produção interrompida e finalizada por dois grandes motivos.
O primeiro é o fato de o carro não atender às normas de emissões e ruídos exigidas pelo Proconve L7, em vigor desde 1º de janeiro - que tem "tolerância" até este mês. O segundo é a diminuição de buscas causada pelo interesse dos clientes no Tiggo 3X, lançado em maio do ano passado e que se baseia no próprio Tiggo 2.
Questionada por algumas mídias a respeito do futuro do modelo, a Caoa Chery foi enfática.
"A CAOA CHERY informa que mantém a produção do Tiggo 2 na unidade fabril de Jacareí (SP) e que estuda opções para o modelo atender a nova legislação Proconve L7. A montadora esclarece também que adequa a produção dos modelos de acordo com a demanda do mercado. Atualmente, devido a maior procura dos clientes pelo Tiggo 3x, seguindo uma tendência de consumo por SUVs com alto nível tecnológico e de design diferenciado, ocorreu um aumento significativo no volume de produção desse modelo e consequentemente um ajuste na produção do Tiggo 2."
Notem que a própria declaração da empresa afirma que a procura pelo Tiggo 2 diminuiu em virtude do crescimento do Tiggo 3X. Isso se confirma quando vamos atrás de informações sobre o modelo mais barato com as concessionárias da marca. De acordo com a maioria das lojas de São Paulo e Rio de Janeiro, quase não há mais Tiggo 2 nos estoques e muito menos previsão de chegada do modelo.
Os números da Fenabrave também confirmam a "substituição" natural que aconteceu entre o Tiggo 2 e o Tiggo 3X. O primeiro vendeu menos de 100 unidades este ano, enquanto o segundo - o carro mais emplacado da empresa em 2022 - já registrou 1.787 unidades comercializadas.
Mesmo assim, vale destacar que o Tiggo 2 ainda aparece no site oficial da empresa, ao preço de R$ 84.990 (na versão Look com câmbio manual); R$ 90.990 (Look A/T) e R$ 96.990 (Act A/T). O carro foi lançado há menos de quatro anos por R$ 59.990 e chegou a ser uma pedra no sapato para modelos como Stepway, HB20X, Onix Activ e Argo Trekking, entre outros.