Após três anos de disputa, o Grupo Caoa venceu a ação que movia contra a Hyundai no tribunal de arbitragem de Frankfurt, na Alemanha, para continuar a vender os veículos importados da marca sul-coreana no Brasil. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo na última quinta-feira (22).
Com a decisão favorável ao Grupo Caoa, a empresa brasileira está liberada para vender e também montar os novos modelos que a Hyundai oferece no exterior. A recém-apresentada picape compacta-média Santa Cruz e a nova geração do SUV Tucson são os carros mais cotados para essa nova fase da Caoa no país.
Além de comercializar os importados Hyundai Azera e Santa Fé, a Caoa também monta, em Anápolis (GO), os SUVs ix35 e New Tucson, além dos caminhões HR e HD80.
O Grupo Caoa também é o representante no Brasil da marca japonesa Subaru e o responsável pelas operações da chinesa Chery. A empresa também possui uma rede de concessionárias Ford.
Como é a futura rival da Fiat Toro
Irmãos de plataforma, Santa Cruz e Tucson foram apresentados recentemente na Europa e nos Estados Unidos. A picape média-compacta seria a grande aposta da Caoa para brigar no segmento da Fiat Toro, enquanto o SUV concorreria na categoria dos médios Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Kia Sportage, Volkswagen Taos, entre outros.
A Santa Cruz tem praticamente o mesmo tamanho da Toro, mede 4,97 metros de comprimento, 3 m de distância entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura.
Assim como o modelo da Fiat, a picape Santa Cruz aposta em um visual ousado, principalmente na dianteira. Os faróis são divididos em quatro elementos de LED embutidos na grade, como se fossem uma única peça. As lanternas são horizontais e invadem a tampa da caçamba.
Por dentro, a Santa Cruz tem estilo mais convencional, mas com elementos modernos. O painel digital tem tela na parte superior. Já a central multimídia mais centralizada tem 10 polegadas de diâmetro.
Nos Estados Unidos, a Santa Cruz é oferecida com duas motorizações a gasolina com tração integral. A primeira é a 2.5 aspirada, de 190 cv de potência e 25 kgf.m de torque, combinada a uma transmissão automática de oito velocidades.
A outra é a 2.5 turbo, que entrega 275 cv e 43 kgf.m. Neste caso, o câmbio é automatizado de dupla embreagem, também com oito marchas.
A capacidade de carga divulgada pela Hyundai é de 589 kg, consideravelmente menor que a da Toro (varia entre 750 kg e uma tonelada). A marca coreana ressalta que a Santa Cruz tem uma proposta mais voltada ao lazer do que ao trabalho.