A Chevrolet ampliou para 90% o percentual de veículos equipados de série com OnStar no Brasil. O sistema da marca oferece serviços por assinatura com foco em conectividade avançada, segurança, emergência e proteção patrimonial.
Além disso, a Chevrolet pode se tornar, ainda este ano, a primeira fabricante do setor a atingir 500 mil automóveis conectados ativos no Brasil. Vale lembrar que a primeira geração da tecnologia OnStar foi lançada nacionalmente em 2015.
Ao longo dos anos, a tecnologia evoluiu, incorporou novos recursos e aprimorou outros. A mais recente inovação foi apresentada no lançamento da Chevrolet Silverado, que tem central multimídia já compatível com o sistema Google Built-In.
Como os próximos veículos premium da Chevrolet, a picape já tem uma arquitetura eletrônica mais sofisticada, que permitirá, no futuro, atualizações remotas mais abrangentes, que irão desde o estilo do painel digital até o software de gerenciamento do motor.
“A atualização remota abre um mundo de novas possibilidades para o consumidor, que poderá ter à disposição um leque de opções para otimização e a customização eletrônica do veículo, sem a necessidade de se deslocar até uma oficina”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.
O sistema OnStar da Chevrolet tem ainda a funcionalidade Over-The-Air (OTA) para os modelos com conexão via internet, desde versões de entrada do Onix até o elétrico Bolt EUV. A marca divulgou que o próximo a adotar este tipo de tecnologia será o Novo Spin, que está em fase de desenvolvimento. A função OTA permite que o sistema seja atualizado remotamente.
Um dos diferenciais competitivos do sistema OnStar, da Chevrolet, está na estrutura de inteligência artificial e no atendimento humano, que inclui uma célula especializada em emergências. É importante destacar que os serviços OnStar funcionam de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia.
O OnStar oferece o serviço de resposta automática em caso de acidente. Ou seja, sensores no carro podem identificar uma colisão mais grave e informar o local exato da ocorrência à central de atendimento, para que ela providencie o resgate, se necessário. O contato com os ocupantes é feito por meio de uma linha telefônica própria do automóvel.
Serviços de emergência
Auxílio na recuperação veicular
Assistência em caso de pane
Comandos remotos
Atualização de sistemas eletrônicos via internet
Localização em tempo real
Status dos principais sistemas do veículo
Alertas de diagnóstico
Nível da bateria e pontos de recarga (EVs)
Notificação de manutenção para a concessionária
Parâmetros de condução com dicas de direção
Hoje a Chevrolet oferece quatro planos: Standard, Protect, Connect e Protect & Connect. Os valores e os conteúdo de cada um deles podem ser encontrados no site oficial da marca no Brasil. Os benefícios podem variar de acordo com o modelo e a versão do veículo.