A nova Chevrolet Montana, picape da marca norte-americana que chegará para disputar mercado com a Fiat Toro e também com a recém-lançada Ford Maverick, está com lançamento confirmado para 2023. O anúncio partiu do presidente da General Motors na América do Sul, Santiago Chamorro, de acordo com comunicado divulgado pela fabricante nesta segunda-feira (28).
O material da marca destaca que a nova Montana irá estrear um conceito de inédito de picape. "A nova Montana vai surpreender o mercado com diversas inovações, a começar pelo design inteligente. A cabine aproveita melhor o espaço interno para oferecer mais conforto enquanto a caçamba vai estrear tecnologias que proporcionam inclusive maior versatilidade", descreve o Chamorro.
A expectativa por informações sobre a nova Chevrolet Montana cresce desde o ano passado, quando o então CEO Carlos Zarlenga confirmou que o modelo teria porte maior do que a antiga Montana. Na época, ele falou sobre as reformas na planta da GM em São Caetano (SP) para iniciar a produção do modelo, que será fabricada sobre a plataforma GEM, a mesma dos novos Onix e Onix Plus e Tracker.
E a ansiedade por informações sobre a picape tem aumentado com o registro de imagens da nova Montana em testes, sob pesada camuflagem, na Coreia do Sul, litoral norte paulista e, finalmente, neste mês, na avenida Paulista, região central de São Paulo. Em seu comunicado, a GM informa que, a partir de agora, irá compartilhar "de forma nunca antes vista suas fases finais de desenvolvimento".
A Chevrolet também confirma oficialmente que a picape terá porte médio-compacta, portanto maior que a antecessora. A previsão é de que tenha cerca de 5 metros de comprimento, o que a habilita a concorrer com Fiat Toro e com Ford Maverick, o que já mencionamos anteriormente, além de também disputar com a Renault Duster Oroch, que está prestes a ser apresentada na linha 2023, reestilizada.
Pelas imagens vistas até agora, mesmo com muita camuflagem, é possível ver que a nova picape da Chevrolet terá visual inspirado no SUV Trailblazer asiático. A dianteira terá conjunto óptico dividido em dois blocos, com luzes de rodagem diurna na parte superior e faróis logo abaixo, como na Fiat Toro.
A nova Montana deverá ser equipada com o motor 1.2 turbo flex de 133 cv de potência, combinado ao câmbio automático de seis marchas - o mesmo do Tracker Premier. E existe a possibilidade de o modelo também receber uma variante mais potente com propulsor 1.3 turbo de 164 cv - este do Tracker chinês.