A General Motors deixará de vender no Brasil, a partir de janeiro de 2022, os Chevrolet Joy e Joy Plus. A dupla baseada na primeira geração do hatch Onix e do sedã Prisma continuará a ser fabricada em São Caetano do Sul (SP) apenas para exportação. Consultada pela reportagem do WM1, a assessoria de comunicação da GM respondeu com a seguinte nota:
“A GM informa que deixará de ofertar os modelos Joy e Joy Plus no mercado brasileiro a partir de janeiro. Desde o lançamento do Novo Onix e Onix Plus, a empresa vem registrando uma intensa migração dos consumidores para versões mais tecnológicas e equipadas destes modelos. Com isso, a produção da linha Joy na fábrica de São Caetano do Sul passa a ser destinada exclusivamente para exportação.”
A rede de concessionárias Chevrolet já foi informada sobre o fim da comercialização dos modelos, que serão retirados do catálogo da marca assim que as unidades remanescentes nos estoques das lojas forem vendidas.
Além de priorizar as vendas dos novos Onix e Onix Plus, a GM poderá incrementar a produção do SUV Tracker e da minivan Spin em São Caetano do Sul (SP), uma vez que o volume de fabricação dos veteranos Joy e Joy Plus será reduzido.
Com preços a partir de R$ 65.860 e R$ 70.730, respectivamente, Joy e Joy Plus deixaram de ser competitivos perante os modernos Onix (parte de R$ 71.390) e Onix Plus (R$ 77.780), equipados com motorizações mais eficientes, seis airbags, controles de estabilidade e tração, computador de bordo, entre outros itens de série.
Em outros países da América Latina, no entanto, Joy e Joy Plus continuarão a ser vendidos com algumas novidades. Na Argentina, por exemplo, os dois modelos ganharão controles de estabilidade e tração, que serão obrigatórios no país vizinho a partir de janeiro. Por lá, os preços começam pelo equivalente a salgados R$ 109.500 (Joy) e R$ 113.250 (Joy Plus) em conversão simples.
Além disso, os Joy e Joy Plus destinados ao mercado argentino são equipados com a motorização 1.4 de 8 válvulas de 98 cv, movida apenas a gasolina, e câmbio manual de cinco marchas. Por aqui, os compactos sempre foram comercializados com o antigo 1.0 flex de quatro cilindros de 80 cv e caixa manual de seis velocidades.