A Chevrolet lançou oficialmente nesta segunda-feira (23/5), na China, o Tracker RS, nova variação esportiva do mesmo SUV compacto que é produzido no Brasil na fábrica de São Caetano do Sul (SP).
O Tracker RS segue a mesma receita do brasileiro Onix RS, com grade frontal na cor preta e logotipo "RS" em vermelho e interior preto com costuras na cor vermelha. Aqui no Brasil, além do Onix, há dois modelos Chevrolet com versão RS.
Diferente do hatch brasileiro, que usa o mesmo 1.0 turbo do restante da linha, o chinês Tracker RS traz também um incremento em termos de cavalaria. Trata-se de um motor 1.5 turbo a gasolina, dotado de injeção direta de combustível. Desenvolve 185 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque.
Combinado a um câmbio automático CVT, o propulsor permite ao SUV compacto acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Para efeito de comparação, o Tracker Premier 1.2 brasileiro - o mais potente da linha - chega a 100 km/h em 9,4 segundos.
Além do novo motor, outra novidade do RS é o painel de instrumentos. Digital e com tela de 10,25 polegadas, passa a trazer um arranjo parecido com o de alguns modelos da Mercedes-Benz.
A diferença fica pelo fato de o painel não formar um conjunto único com a central multimídia (também de 10,25 polegadas) - o quadro de instrumentos fica posicionado pouco à frente. Outra novidade é a alavanca de câmbio, com visual exclusivo e que remete aos SUVs premium.
A versão esportiva passa a ser a única oferecida para o Tracker no país asiático. O modelo está disponível em três níveis de equipamentos, com preços que variam entre 109.900 e 128.900 iuanes (cerca de R$ 79.300 e R$ 93.000).
Em sua configuração mais cara, traz itens como ar-condicionado automático digital com filtro PM2.5, teto-solar panorâmico, retrovisores externos aquecidos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, frenagem autônoma e assistente de manutenção em faixa.
Se chegasse ao Brasil, o que não deve acontecer, o Chevrolet Tracker RS seria um dos SUVs compactos mais potentes do mercado local. Estaria à frente do Citroën C4 Cactus Shine THP (1.6 turbo de 173 cv) e se igualaria com o Jeep Renegade (1.3 turbo de 185 cv).
O Chevrolet Tracker brasileiro é vendido em quatro níveis de acabamento (MT/AT, LT, LTZ e Premier). São duas opções de motorização 1.0 turbo de 116 cv e 1.2 turbo de 133 cv e câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.