Dizem que depois que se chega aos quarenta não tem mais volta. Também dizem que é a melhor idade para homens e mulheres. Não temos certeza, mas a história está aí para provar que carros com 40 anos - ou muito mais - estão em plena forma e dão mostras de que vão perdurar ainda mais.
Selecionamos veículos que se mantêm inabaláveis no mercado. No Brasil o maior exemplo é o Volkswagen Gol, que acaba de se tornar quarentão, mas não é o único. Há muitos automóveis que fizeram carreira fora do país antes - e depois - de chegarem aqui. Separamos cinco modelos conhecidos do público brasileiro de carros que já passaram dos 40 anos.
Em 1991, o Corolla desembarcava no Brasil com base no desenho estadunidense do sedã. No entanto, muita água já tinha rolado na história do modelo. A primeira versão brasileira era a sétima geração do carro, que foi lançado originalmente em 1966.
Foi a única vez que seguimos esse padrão visual dos EUA. Em 1998, quando a fabricação passou a ser nacional, o desenho passou a ser asiático e sul-americano. Dali em diante, até a atual (décima segunda geração do Corolla), seguimos o padrão europeu.
Muitos anos antes de fazer sucesso no Brasil, o Escort já existia. Esse nome começou a ser utilizado em 1968, mas só chegou ao país em 1983, já na quarta geração do modelo. A empresa ainda fez duas novas gerações no Brasil e em outros países.
Na China, desde 2015, existe uma nova geração baseada no antigo Focus - que saiu de linha por lá, assim como no Mercosul.
Se em 1969 o Honda 1.300 serviu para corrigir os rumos da marca, o Civic chegou em 1973 como divisor de águas. Feito para ser simples, econômico e barato de manter, o modelo fez muito sucesso no Japão, Europa e Estados Unidos antes de chegar ao Brasil, nos anos 1990.
Para ser mais preciso, ele chegou ao país em 1992, quando já estava em sua quinta geração. Atualmente ele está na décima fase, com desenho ousado, mas que mantém sua fiel legião de fãs.
Só um pouco mais velho que o nosso Gol, o Golf nasceu em 1974 e, junto com o Civic hatch, inaugurou o mercado de compactos com tração dianteira nos Estados Unidos - lá ele é considerado um carro pequeno, enquanto no Brasil e Europa é um médio.
Em 1991, a terceira geração foi lançada e chegou ao Brasil no ano seguinte. Ainda tivemos a quarta geração por aqui, mas a quinta e a sexta foram "substituídas" por uma reestilização conhecida como Golf "4.5".
A sétima geração desembarcou em nosso mercado, em 2014, enquanto a oitava foi apresentada mundialmente em 2019 - mas não foi confirmada para o Brasil, que mantém o Golf VII à venda apenas na versão híbrida GTE.
O Astra, que chegou ao Brasil nos anos 1990, surgiu em 1979 sob o domínio da marca britânica Vauxhaul - que era da General Motors. Por aqui surgiu oficialmente em 1994, já na sua terceira geração e com a gravatinha da Chevrolet. Entre 2007 o hatch chegou a conviver com a quarta versão europeia, que era vendida no país como Vectra GT...
O modelo deixou de ser vendido no mercado brasileiro em 2012. Atualmente na sétima fase na Europa e com bandeiras da Opel e Vauxhall (ex-divisões europeias da GM que hoje pertencem à PSA Peugeot Citroën).