É da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) que saem os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro. Mas a unidade industrial não é feita só de carros novos. Inaugurada em 1959, ela também guarda segredos. Um deles é uma garagem inaugurada recentemente para expor 36 carros de produção.
A nova instalação ocupa um espaço de 1.430 m² na Ala 5 da "fábrica Anchieta" (que é como a unidade industrial do ABC Paulista é tratada pela Volkswagen) e se soma a outra garagem, inaugurada em 2019 também na Ala 5, que guarda outra parte da coleção de mais de 100 carros da filial brasileira da marca alemã.
Algumas dessas máquinas foram compradas de colecionadores e "gabaritadas" pelo pessoal da fábrica, enquanto outras passaram anos como parte da frota da Volkswagen antes de ganharem a aposentadoria no acervo de automóveis históricos.
Um dos carros mais icônicos da história da Volkswagen, o Fusca é representado na segunda garagem da Volkswagen por três exemplares especialíssimos: um de 1986, que foi um dos últimos carros produzidos na primeira fase do modelo, o carro "001" de 1993, e um inusitado conversível.
O Cabrio, de 1996, foi um dos três encomendados pela Volkswagen à transformadora Sulam, e desde então faz parte do acervo histórico da empresa.
Com produção total de pouco mais de 10 mil unidades, o esportivo Volkswagen SP2 não é exatamente um carro fácil de se encontrar nas ruas. Mas se o "2" já tem esse status, imaginem o SP1, que teve uma produção ainda mais restrita, que não chegou a 100 unidades.
Apesar do seu visual arrojado, o motor 1.6 a ar de 54 cv está longe de garantir um desempenho de esportivo ao modelo. A garagem Volkswagen tem como parte do acervo um exemplar impecável do SP1 de 1971, que passou por vários departamentos da fábrica até ser encontrado e recuperado para o acervo.
O Volkswagen Brasília não é exatamente uma raridade. Mas o carro preservado na garagem Volkswagen é certamente um daqueles exemplares que seriam disputados a tapa pelos entusiastas caso fosse parar no mercado.
É que a unidade, da versão topo de linha LS e produzida em 1981, foi retirada diretamente da linha de montagem para preservação. Literalmente em estado de zero quilômetro, somou menos de 500 quilômetros no hodômetro ao longo da sua vida e nunca saiu de dentro da fábrica.
Não estamos falando do hatch compacto com pegada de minivan. Esse outro Fox é o Voyage que era exportado do Brasil para os mercados da América do Norte. Foram 202 mil unidades feitas entre 1987 e 1993. Mas são pouquíssimos os que ficaram por aqui.
O acervo da Volkswagen guarda um exemplar de 1988 do Fox, que era parte da frota de engenharia. Apesar do visual semelhante ao do Voyage da mesma época, o carro de exportação tinha uma série de diferenças, como o motor AP com catalisador e injeção eletrônica, cintos traseiros de três pontos e o painel com comandos satélites - algo que só chegaria ao Voyage nos anos 1990.
O Golf "4" foi o primeiro fabricado no Brasil e o exemplar escolhido para preservação pela Volkswagen é o especialíssimo VR6 de 2003. O carro da coleção é a unidade "001" de um total de 99 produzidas. Foi parte da frota de imprensa da marca antes de virar objeto de coleção.
Partindo de um GTI de duas portas, a Volkswagen fez uma máquina equipada com motor 2.8 de seis cilindros e 200 cv, combinado ao câmbio manual de seis marchas. Para completar, o hatch esportivo ganhou um kit visual exclusivo, com direito a rodas de 17 polegadas.
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