A Volks confirmou há algumas semanas que o Volkswagen Tera, um SUV menor que o Nivus, chegará ao Brasil em 2025. Desenvolvido 100% localmente, ele será feito na fábrica de Taubaté, São Paulo, e terá rivais como Fiat Pulse, Renault Kardian e até Citroën Basalt, que chegou no final de setembro.
Mas quando o Volkswagen Tera chegará? Nós sondamos a Volks quando batemos de frente com o carro, durante o primeiro dia do Rock in Rio, e fomos atrás de nossos informantes ligados a empresa.
E a resposta veio: se nada atrasar, o lançamento será entre março e abril do ano que vem. Já a Volks responde de forma oficial que o carro chegará no "primeiro semestre".
De acordo com mais informações exclusivas obtidas pela equipe de reportagem do WM1, o novo SUV terá mais de Polo e menos de Nivus, especialmente em dimensões.
O porte estará mais para o do hatch, porém com suspensão mais elevada. A distância entre-eixos do Tera, aliás, deverá ser a mesma do Polo, já que dividem a mesma plataforma MQB A0 - ou seja, 2,56 metros.
O comprimento, no entanto, deverá ser só um pouco maior que o do Polo, que tem 4,07 m – podemos esperar algo na casa dos 4,15 m (o Nivus, por sua vez, mede 4,26 m).
Em design, a traseira terá as lanternas interligadas por uma barra luminosa, como acontece no Nivus e no T-Cross.
Já a dianteira, como revela a imagem liberada pela Volks, terá uma pegada similar à do novo Taos, mostrado recentemente. E que, por sua vez, tem elementos dos veículos elétricos ID.
Na prática, dá para dizer que esse novo carro lembra uma espécie de "mini ID.4" quando visto de frente. De traseira, tem personalidade própria.
Internamente, podemos esperar acabamento no mesmo nível dos demais modelos de entrada da Volkswagen.
Ou seja, peças de plástico bem encaixadas, sem rebarbas e espaço entre os elementos, de modo que revele uma certa qualidade de montagem. A central multimídia VW Play estará presente e o painel de instrumentos digital também deverá ser de série.
O conjunto mecânico ainda é um mistério. Mas, se em medidas o novo SUV será mais Polo e menos Nivus, podemos imaginar unidades de entrada com motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, de 84 cv (etanol)/77 cv (gasolina) e torque de 10,3 kgf.m (e)/9,6 kgf.m (g).
Neste caso, o câmbio provavelmente será manual de cinco marchas.
Nas versões topo de linha, as apostas são em torno do motor 1.0 turbo de três cilindros, também flex, de 116 cv (e)/109 cv (g) e torque de 16,8 kgf.m, com câmbio automático de seis marchas.