O Jeep Compass acabou com a brincadeira de Toyota Corolla Cross e Caoa Chery Tiggo 7. Segundo dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) atualizados neste sábado (28), o modelo da marca japonesa acumula até o momento em dezembro 4.427 unidades emplacadas, sendo o SUV médio mais comercializado do mês.
Na segunda colocação, com 3.630 veículos novos vendidos, está o Corolla Cross, logo à frente do Tiggo 7, que registra no último mês do ano 2.696 SUVs emplacados.
Com este bom desempenho, o Compass coloca também um ponto final na disputa com o Toyota pelo título de SUV médio mais vendido do país em 2024. No acumulado do ano, o Jeep soma 49.768 unidades comercializadas contra 47.655 do Corolla Cross, uma diferença significativa 2.113 unidades restando poucos dias para acabar 2024. Na terceira colocação, bem distante, está o Caoa Chery, com 30.748 SUVs vendidos.
No terceiro trimestre do ano, o Compass teve o posto de SUV médio mais vendido do Brasil ameaçado pelo Corolla Cross, que registrou números de emplacamentos superiores ao Jeep.
A marca de origem norte-americana, no entanto, retomou o controle da disputa a partir do final de outubro, aplicando uma estratégia ousada de preços com descontos interessantes em todas as versões, especialmente na opção de entrada Sport. Também investiu pesado nas vendas diretas.
A política de preços com bônus interessantes foi mantida durante todo o mês de novembro, possibilitando que o Compass abrisse vantagem. Agora em dezembro, o Jeep sacramenta a liderança de vendas da categoria no ano com números superiores ao Toyota.
O Tiggo 7 em nenhum momento chegou a ameaçar Compass e Corolla Cross em vendas totais. No entanto, o SUV da Caoa Chery tem sido o utilitário esportivo médio mais comercializado no varejo nos últimos meses.
Em novembro, por exemplo, o Tiggo 7 registrou 3.319 unidades emplacadas no varejo contra 2.907 do Corolla Cross e 2.395 do Compass.
No acumulado do ano, porém, o Tiggo 7 ainda fica atrás dos rivais por conta de um início de ano mais fraco - especialmente janeiro e fevereiro, quando o Tiggo 7 Sport, configuração de entrada do SUV da Caoa Chery e responsável por quase 90% dos emplacamentos do modelo, ainda não havia sido lançado.
No varejo, o líder de vendas entre os SUVs médios é o Toyota Corolla Cross, com 34.125 emplacamentos. O Compass é o segundo com 27.943 de janeiro a novembro. O Tiggo 7 aparece logo atrás, com 27.458 unidades comercializadas, e caso repita em dezembro o bom desempenho nas vendas varejo dos últimos meses, as chances do Caoa Chery ultrapassar o Jeep são enormes.
Vamos aguardar.