Carros-conceito podem nunca sair do papel, ou serem apenas um ousado exercício de design. Mas muitos já ditam o futuro de uma marca e de um modelo. Nesse contexto, a Citroën apresenta o conceito C5 X, um crossover que está praticamente "pronto" para ser lançado no segundo semestre e que vai orientar o estilo da marca francesa.
Quando dizemos que um conceito está "pronto", significa que não precisaria de muitos ajustes para entrar em produção. É o caso desse C5 X. O modelo é um misto de station wagon parruda com jeito de SUV e elementos de sedã. E como sempre entre os carros da marca, é muito bonito e elegante.
Desta forma, espere para os futuros lançamentos da Citroën o desenho frontal básico do C5 X. Os faróis em filetes inclinados são integrados pela grade com duas barras finas que ajudam a formar o símbolo do "deux chevron". Essa entrada dianteira forma uma base trapezoidal no para-choque.
Ali ficam alocados os faróis auxiliares com propostas mais retangulares. A entrada de ar inferior traz desenho em forma de setas. No caso do C5 X, o capô elevado tem uma saliência ao centro que confere bastante robustez ao carro-conceito. Um estilo que remete ao novo C4 europeu - que já foi registrado no Brasil.
Nas laterais, o crossover tem aquele "músculo" na altura das portas para aumentar a percepção de largura. A linha de cintura é reta, com uma elevação apenas nos vidros-espia. A coluna traseira tem caimento típico das station-wagons.
Na parte de trás, as generosas lanternas sugerem flechas apontadas para a tampa do porta-malas. Esta é bastante protuberante e traz um spoiler bem na linha inferior do vidro.
Segundo a Citroën, o conceito dá a "impressão de viajar a bordo de um tapete voador" - muito graças à suspensão ativa da qual falaremos abaixo. Exageros à parte, na cabine o acabamento sugere um ambiente bastante requintado e espaçoso. Um dos destaques é o head-up display com visualizações de navegação em mapa.
O C5 X vem com o Highway Driver Assist, com uma série de itens de condução semi-autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo e auxílio à manutenção de faixa. Além disso, é equipado com o novo sistema multimídia da montadora, com tela central de 12" de alta resolução e reconhecimento de voz.
Segundo a Citroën, os bancos usam a tecnologia Advanced Comfort. Os assentos têm uma capa "tipo de colchão", além de manta de alta densidade e espuma estruturada espessa.
O carro-conceito da Citroën é um médio-grande, com 4,80 metros de comprimento, 2,78 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,48 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 545 litros. O modelo servirá de base para a nova linha C5 que, assim como o C4 (que deixou de ser hatch e virou um SUV-cupê), vai aderir à era crossover.
O C5 X tem duas versões, uma obviamente híbrida plug-in - chamada de ë-Confort pela marca. A potência combinada é de 225 cv e o carro pode rodar em modo puramente elétrico até 130 km/h. O modelo também terá uma variante a combustão, só que a montadora não deu mais detalhes.
O conceito Citroën também usa suspensão ativa Advanced Comfort. Com batentes hidráulicos progressivos, o carro oferece três modos de regulagem que podem ir do mais suave até uma calibragem mais rígida e rebaixada.
A versão de produção do C5 X poderá vir para o Brasil em sua variante híbrida para ser uma espécie de vitrine tecnológica da marca. O crossover, hoje, teria preço acima dos R$ 300 mil.