Confira o que já sabemos sobre o VW Taos

WM1 teve contato com o SUV que ir brigar com Jeep Compass, Corolla Cross e Territory, e terá preços revelados amanhã

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Confira o que já sabemos sobre o VW Taos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo VW Taos agora tem data oficial para chegar ao Brasil. O preço do modelo, que terá duas versões de acabamento, será divulgado oficialmente pela empresa nesta quinta-feira (27), durante um evento online. Por aqui, já vimos que o SUV é espaçoso, bonito, moderno e bem equipado — por isso acreditamos que tem potencial para roubar clientes do Compass, seu maior concorrente.

O SUV médio começa a ser distribuído para as lojas da marca de nosso país nas próximas semanas, importado da Argentina. Além do Jeep Compass, o modelo tem como objetivo roubar clientes de Toyota Corolla Cross, Ford Territory, Chevrolet Equinox, Caoa Chery Tiggo 8 e Peugeot 3008, entre outros.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

VW Taos chega em duas versões

Serão duas versões de acabamento, chamadas de Comfortline e Highline. Vale lembrar que, com sua chegada, a versão 250 TSI do Tiguan saiu de linha e o SUV maior de sete lugares passou a oferecer somente a configuração R-Line 350 TSI em seu catálogo.

Visualmente, o VW Taos se destaca pelo design arrojado e moderno, ainda que dentro do que conhecemos de um modelo da Volks. Na frente, os faróis são full-LED e na versão mais cara têm tecnologia matricial, chamada de “iQ Light”. Curiosa é a linha de LED que sai dos conjuntos ópticos e atravessa toda a grade, que tem formato no estilo colmeia e sensores por todos os lados.

A linha de LED que sai dos faróis e atravessa toda a grade frontal do VW Taos
Crédito: André Deliberato
toggle button

Há falsas saídas de ar na traseira, mas ao menos as lanternas são full-LED. O nome "Taos" fica centralizado na tampa do porta-malas e do lado direito encontramos a insígnia do motor 1.4 turboflex, 250 TSI — a mesmo de Jetta, T-Cross e da dupla Polo e Virtus GTS —, que tem 150 cv e 25,5 kgf.m de torque a 1.500 giros.

O câmbio é automático de seis marchas com função Tiptronic (trocas podem ser feitas pela alavanca ou por borboletas atrás do volante, nas duas versões) e a tração é dianteira. O freio de estacionamento é por botão, há três modos de condução oficiais (e um quarto personalizável) e as rodas são sempre de 18 polegadas, nas duas configurações.

Em termos de tamanho, anote os dados: são 4,46 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, além de 1,84 m de largura e 1,62 m de altura — o Taos só é menor que o Jeep Compass em altura (apenas 0,7 cm). O porta-malas, com isso, também é maior: são 498 litros contra 410 do concorrente norte-americano.

Taos tem 4,46 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, com porta-malas de 498 litros
Crédito: André Deliberato
toggle button

Provado e comprovado

Na apresentação em que pudemos conhecê-lo, foi possível testar um pouco de suas capacidades: com o banco ajustado para um motorista de 1,80 m, o espaço traseiro ainda era bom para dois adultos. Três já vão com aperto devido ao túnel central mais alto no assoalho. Pelo menos há entrada USB-C e saída de ar para quem vai lá atrás.

Isso é importante frisar: as entradas USB são sempre no novo padrão (USB-C), tanto as duas do console quanto a da traseira. Já a central multimídia é de última geração: falamos da VW Play, que tem loja para compras de aplicativos, conexão com a internet e possibilidade de espelhamento via CarPlay e Android Auto. A tela, que parece um tablet de retina, tem 10 polegadas. Dá até para controlar o ar-condicionado por lá, se for o caso.

Outra coisa moderna da cabine é o painel de instrumentos digital, também de 10 polegadas, chamado pela marca de Active Info Display. São três modos de visualização e ainda existe uma possibilidade de interação com a luz de LED ambiente da cabine, que pode ser personalizada. Os bancos são de couro e o teto solar, panorâmico, também é controlado eletricamente.

O painel de instrumentos digital tem 10 polegadas, batizado pela VW de Active Info Display
Crédito: André Deliberato
toggle button

Segurança é tudo

Outro ponto positivo do VW Taos é a ótima oferta de equipamentos de segurança, que vai variar de acordo com as versões, embora ainda não saibamos o quanto - tudo isso poderemos saber amanhã, bem como o preço definitivo do modelo.

O Taos terá alerta de colisão frontal e traseiro (com aviso de tráfego cruzado na parte de trás); sistema de frenagem de emergência; alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, ou seja, pode acompanhar o carro à frente de acordo com os radares, parar e retomar a velocidade sem intervenção do motorista. Só faltou um corretor para escapadas de faixa, algo que Compass e Territory já têm.

Traseira do Volkswagen Taos tem falsas saídas de ar e lanternas de LED
Crédito: André Deliberato
toggle button

Como dito, o carro chega no mês que vem às lojas. Neste primeiro momento, um pacote visual chamado “Launch Edition” será oferecido como opcional — teto e retrovisores pintados de preto e rodas escurecidas. Ainda não há data oficial para que possamos rodar com o carro, mas isso deverá acontecer em breve e o leitor de WM1 saberá em primeira mão.

Comentários
Wid badge