O Creta perdeu, pela primeira vez em 2025, o posto de carro mais vendido no varejo. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (3/4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV da Hyundai surpreendentemente foi apenas o terceiro colocado em março, com 3.919 unidades emplacadas.
O primeiro lugar ficou com o Honda HR-V, que acumulou interessantes 4.528 unidades no terceiro mês do ano. O número é o resultado de uma estratégia bem forte que a marca japonesa aplicou durante todo mês, com descontos fortes para as versões topo de linha, valorização do usado na troca e facilidades de pagamento.
A segunda posição também ficou com um SUV japonês. O Toyota Corolla Cross manteve o bom ritmo de vendas de fevereiro e acabou beliscando a medalha de prata no ranking dos carros mais vendidos do Brasil no varejo, em março, com 3.947 emplacamentos.
Fechando o top 5 aparece, logo atrás do terceiro colocado Creta, o Volkswagen T-Cross (4º), com 3.761 unidades vendidas, e o Volkswagen Polo (5º), com 3.608 emplacamentos. Aliás, o hatch da marca alemã foi o único "não SUV" na lista dos cinco modelos mais comercializados no varejo em março.
Quando olhamos para os números do acumulado do ano - ou para o primeiro trimestre, como preferir -, o Creta continua líder no varejo, com 13.125 unidades emplacadas, e o HR-V na segunda colocação, com 12.779. A diferença de apenas 346 unidades deixa claro que a vida do Hyundai em 2025 poderá ser mais difícil do que se poderia imaginar.
Em terceiro lugar entre os mais vendidos no varejo, de janeiro a março, aparece o Polo, com 10.876 carros emplacados, logo à frente do T-Cross (4º), com 10.714 emplacamentos, e da Fiat Strada (5º), com 10.607 picapes comercializadas.