Esportivos no Brasil: a Porsche reina absoluta

Marca é líder disparada em vendas no segmento de esportivos e o 911 dá poeira em todos os rivais. Entenda os motivos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Esportivos no Brasil: a Porsche reina absoluta
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando o assunto é carro esportivo no Brasil, não tem pra ninguém: a Porsche é líder disparada no segmento. Isso, claro, quando somamos os modelos que a marca mais vende no país - 911, Taycan, Boxster e Cayman. Foram pouco mais de 1.200 carros!

De todos os Porsche vendidos no país, o 911 é o destaque absoluto. Curto, baixo e com visual que até hoje remete ao da primeira linha, lançado em 1964, o clássico esportivo alemão dá poeira em todos os outros modelos de alto desempenho vendidos no país. Seus números são impressionantes.

Porsche 911 O Primeiro
O primeiro Porsche 911 foi lançado em 1964 e, desde então, as linhas básicas de design não mudaram
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Porsche 911 vendeu 51 unidades em julho, 109 em agosto e 126 em setembro. Em todos estes meses - e em quase todos os anteriores -, o número é sempre pelo menos o dobro do anotado pelo segundo lugar. No acumulado deste ano, a mesma coisa: foram emplacadas 698 unidades, contra 299 do segundo esportivo mais vendido - o Ford Mustang.

Vale lembrar que o 911 é vendido no mercado brasileiro em nada menos que 10 configurações - Carrera, Carrera T, Carrera Cabriolet, Carrera S, Carrera S Cabriolet, Carrera GTS, Carrera GTS Cabriolet, Carreta 4 GTS, Carrera 4 GTS Cabriolet, Targa 4 GTS. Os preços começam em... R$ 835 mil!

Todas as gerações do Porsche 911 reunidas em uma imagem: um carro elegante, refinado e descolado
Crédito: Divulgação
toggle button

Isso sem os opcionais, acessórios ou customizações possíveis. Em sua variação menos potente, a Carrera, o motor é um seis cilindros de 3.0 litros, que entrega 385 cv a 6.500 rpm com torque de 45 kgf.m (caramba!) a 5.000 rpm. A transmissão é automatizada PDK de oito marchas.

O raio-x do brinquedo mostra a proposta básica: motor traseiro compacto, leve e potente
Crédito: Divulgação
toggle button

Como tem 1.580 quilos, a relação peso/potência é de 4,1 quilos para cada pocotó. Resultado velocidade máxima de 293 km/h com zero a 100 km/h em 4 segundos e zero a 200 km/h em 14,2 segundos. Divertido, não é?

O atual 911 é vendido no mercado brasileiro em nada menos que 11 configurações diferentes
Crédito: Divulgação
toggle button

Confira abaixo o ranking dos oito carros esportivos mais vendidos no Brasil este ano (em unidades)

1. Porsche 911 - 698

2. Ford Mustang - 299

3. BMW M3 - 225

4. Porsche Taycan - 221

5. Porsche Boxster - 202

6. Porsche Cayman - 140

7. Jaguar F-Type - 65

8. Chevrolet Corvette - 52

O Porsche 911 Targa é uma das versões mais exclusivas: cabine para diversão a dois
Crédito: Divulgação
toggle button

Por que a Porsche vende tanto e por que o 911 é o líder disparado?

As razões que levam a essa liderança absoluta da Porsche, e do 911, são relativamente óbvias. Confira abaixo:

1. Os modelos da Porsche têm uso mais confortável e maneável no trânsito, no dia a dia, que o de superesportivos de marcas como Ferrari e Lamborghini, por exemplo. Além disso, o 911 é mais leve, compacto e ágil do que concorrentes como BMW M3 ou Jaguar F-Type.

2. Ter um Porsche é ter um esportivo de alto desempenho que também mistura certa elegância e algum refinamento com um jeitão descolado - receita que nenhum concorrentes tem.

3. O 911, especificamente, foi lançado em 1964 e até hoje seu design - que naturalmente foi aprimorado com o tempo - ainda remete ao do modelo original. Essa tradição estética conta muito a favor do carro. Modelos como o Ford Mustang ou o Chevrolet Corvette atuais, por exemplo, podem ser bacanas, mas no aspecto estético não têm nada a ver com os clássicos dos anos 60 ou 70.

4. Como toda marca de esportivos, a Porsche tem uma rede de concessionárias relativamente pequena - são 11 Porsche Centers (showroom e pós-vendas) e um Centro Técnico. Mas que estão estrategicamente localizados nas principais cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Ribeirão Preto. Além disso, a marca já está no país há bastante tempo. Chegou via importações em 1994, nomeou a Stuttgart Sportcar como representante em 1997 e, desde 2015, a Porsche Brasil assumiu as operações como subsidiária. Tudo sem intercorrências.

5. Mesmo que seja apenas uma fantasia, experimente dizer "eu tenho um Porsche" para alguém ou mesmo no espelho. Você verá que sempre soa bonito.

Comentários
Wid badge