#Fast ou #Fake: o empolgante Renault Fluence GT

Com assinatura Renault Sport, o sedã médio de 180 cv foi um dos poucos esportivos "de verdade" em sua categoria

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Evandro Enoshita
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Quando o assunto é sedã médio esportivo, muita gente se lembra de modelos como o Volkswagen Jetta GLI ou o Honda Civic Si. Mas não dá para deixar de fora desta lista o Fluence GT, que unia o visual mais arrojado com um conjunto mecânico afinado pela divisão esportiva Renault Sport para se tornar um verdadeiro #fast.

Fluence Gt Capuava 3 1
O motor do europeu Renault Megane GT era combinado com um pacote visual mais arrojado
Crédito: Divulgação
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Fluence GT: zero a 100 km/h em 8 segundos

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Diferentemente dos Renault Fluence mansos, equipados com um motor 2.0 flex de 143 cv e câmbio automático CVT, o esportivo GT usava o mesmo motor do europeu Megane GT: um 2.0 turbo a gasolina de 180 cv a 5.500 rpm e 30,6 kgf.m de torque a partir de 1.500 rpm. Sempre combinado com um câmbio manual de seis marchas.

Já a suspensão tinha molas e amortecedores específicos e foi rebaixada em 4 cm em relação às das versões Privilége e Dynamique. A direção elétrica tinha assistência variável, o que resultava em um conjunto mais firme em altas velocidades.

Visual esportivo era combinado com itens como ar-condicionado de duas zonas, seis airbags e som 3D Arkamys
Crédito: Divulgação
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Com esse conjunto, o Fluence GT ia de zero a 100 km/h em oito segundos e atingia os 220 km/h de velocidade máxima. Eram marcas bem mais emocionantes que as da versão Dynamique, que chegava nos 200 km/h e levava 9,7 segundos ir de zero a 100 km/h.

Um kit aerodinâmico com spoiler, saias laterais e um discreto aerofólio na tampa traseira, além de rodas exclusivas de 17 polegadas, completava a parte visual do pacote esportivo, que podia ser combinado à carroceria nas cores Branco Glacier, Vermelho Fogo e Preto Nacré.

O Fluence GT foi o primeiro carro da marca vendido no Brasil com a chancela da Renault Sport
Crédito: Divulgação
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O Fluence GT hoje

Importado da Argentina, o Renault Fluence GT foi vendido no Brasil apenas entre 2012 e 2014. Esta versão nunca foi vendida por aqui com o visual reestilizado. No lugar do esportivo, uma versão "GT Line" passou a integrar a linha. Este até tinha a mesma cara de esportivo, mas sem o coração mais nervoso.

Sem ser um sucesso de vendas, era um carro relativamente difícil de se ver nas ruas mesmo quando novo. Mas essa relativa raridade não gerou preços estratosféricos. Unidades do sedã esportivo podem ser encontradas no mercado de carros usados por valores que oscilam entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. E, para quem quer emoção ao dirigir, valem cada centavo.

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