Ferrari Purosangue chega com motor V12 por R$ 2 mi

Primeiro carro quatro portas da história da marca não adota tecnologias de eletrificação e lembra mais perua do que SUV

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ferrari Purosangue chega com motor V12 por R$ 2 mi
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Eis o Ferrari Purosangue, o carro que há anos vem sendo chamado de "primeiro SUV da Ferrari", mas que na verdade parece mais uma perua ou shooting brake mais altinho do que um utilitário - embora tenha sido classificado pela imprensa europeia como um SUV-cupê.

O carro estreia no primeiro semestre do ano que vem na Europa, pelo preço inicial de 390 mil euros (um pouco mais de R$ 2 milhões na conversão direta), e deve fazer sua primeira aparição pública no Salão de Paris, em outubro.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Ferrari Purosangue deve ser mostrado no Salão de Paris e começa a ser entregue no ano que vem
Crédito: Divulgação
toggle button

Movido por um V12 aspirado de 6,5 litros, capaz de entregar 725 cv e 73 kgf.m de torque, o primeiro carro com quatro portas da história da empresa passou longe - pelo menos neste primeiro momento - de receber qualquer tecnologia ligada ao universo da eletrificação.

E essa é a melhor notícia para os puristas e fãs da fabricante de Maranello, ainda que falemos de um... SUV da Ferrari.

Mais detalhes do Ferrari Purosangue

De acordo com a Ferrari, o Purosangue chega para ocupar uma categoria própria. Ele é grande - são 4,97 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,58 m de altura e 3,01 m de entre-eixos. Pelas dimensões, rivaliza diretamente com modelos como o Lamborghini Urus (5,11 m, 2,02 m, 1,64 m e 3 m) e o Bentley Bentayga (5,14 m, 2 m, 1,74 m e 2,99 m).

O carro da marca italiana tem 2.033 kg. E apesar de grandão, tem porta-malas compacto, de apenas 473 litros.

Movido por uma caixa de câmbio de dupla embreagem e oito marchas, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos - e chegar a 310 km/h de velocidade máxima. E assim como o GTC4Lusso, usa sistema de tração nas quatro rodas, mas só a tração traseira funciona em velocidades superiores a 200 km/h - ou quando a marcha engatada for da quarta para cima.

Tem mais detalhes: as portas traseiras, inéditas em carros da Ferrari, são elétricas e se abrem ao estilo suicida - em movimento contrário às da frente. E a caixa de câmbio foi posicionadas no eixo traseiro em prol de um balanço mais equilibrado dos dois eixos, afinal o motor foi instalado na parte da frente.

Segundo a Ferrari, o resultado final foi uma proporção de 49/51 (49% de peso na frente e 51% atrás). Para ajudar no equilíbrio, o teto será de fibra de carbono de série.

Por baixo, ele recebe suspensão ativa da empresa canadense Multimatic, que tem quatro atuadores de 48 volts para controlar os movimentos dos amortecedores, já que o modelo não trabalha com barras estabilizadoras. Obviamente, o Purosangue tem ajuste independente nos eixos dianteiro e traseiro.

 Painel é bem acabado, bonito e tem pegada esportiva, exatamente como a proposta do carro quer oferecer
Ferrari Purosangue 2023 1600 0d
Legenda: Painel é bem acabado, bonito e tem pegada esportiva, exatamente como a proposta do carro quer oferecer
Crédito: Divulgação
toggle button

Por dentro

A Ferrari não divulgou muitos detalhes sobre o interior, mas é possível notar algumas coisas pelas fotos reveladas pela empresa.

Quatro de instrumentos digital; manettino no volante; tela tátil do lado do passageiro e câmbio por botão no console central são os maiores destaques. Vale destacar que o acabamento parece ser um absurdo de tão incrível só pela quantidade de material nobre preto brilhante que combina com os elementos de couro nobre sintético espalhados pelo painel.

Na parte debaixo do painel existe até um espaço para quem estiver na frente apoiar o celular.

O Ferrari Purosangue chega para, de acordo com a empresa, "abrir uma nova era" da empresa italiana. Serão quatro cores pelo menos nesta primeira fase do lançamento: preto (Nero Purosangue), branco (Bianco Italia), vermelho (Rosso Portofino) e cinza (Grigio Titanio).

"Estou arrepiado. O Purosangue não é um SUV, mas um novo conceito de carro que não existia. É um esportivo, como sempre construímos, mas com a característica dos quatro lugares, alto e adaptado para estradas de terra", revelou e concluiu o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna.

Ferrari Purosangue é o primeiro carro de quatro portas da marca italiana. Mas você o considera um SUV?
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários