É oficial: o Fiat Pulse Abarth está entre nós e começa a ser faturado e distribuído a partir dos próximos dias. Vale lembrar que sua primeira aparição aconteceu no BBB, no começo deste ano.
Ele se torna a versão mais cara da família Pulse - composta hoje pelas configurações Drive, Drive CVT, Drive Turbo CVT, Audace e Impetus - e chega por sugeridos R$ 149.990.
Este é o terceiro modelo da Abarth - preparadora de carros europeia que nasceu em 1949 e desde 1971 faz parte do Grupo Fiat - oferecido ao consumidor brasileiro. Os dois primeiros foram o Stilo, nos anos 2000, e o 500 Abarth, na década passada.
Antes de falar sobre a preparação e sobre como o carro se comporta na pista, vamos destacar o design. O Fiat Pulse Abarth é diferente dos outros Pulse que existem. A começar pela dianteira, que tem desenho exclusivo com entradas de ar inéditas e vincos pintados de vermelho.
Vale salientar que essa nova frente é muito mais parecida com a do Fastback, uma vez que o Pulse Abarth foi revelado esteticamente no início do ano, mas em seu projeto de lançamento sua aparição só deveria ter acontecido agora, depois da chegada do SUV-cupê.
Não há emblema da Fiat no carro, seja na frente, lateral ou na traseira - a não ser que você considere o Fiat Flag, aquele easter egg com as cores da bandeira da Itália, enfeitando a grade frontal.
Por dentro, interior escurecido, bancos de couro e todos os equipamentos básicos que um carro desse valor precisa ter, além de diversos badges alusivos à versão mais nervosa espalhados pela cabine.
Entre os itens de série estão o console mais elevado; ar-condicionado, bancos de couro exclusivos; rodas de 17 polegadas com pneus esportivos; chave presencial com botão de partida; cluster digital de 7" da Abarth; freio de estacionamento eletrônico; paddle shifters atrás do volante, carregador de celular por indução e a central multimídia de 10,1 polegadas com CarPlay e Android Auto sem fio.
Além disso, o Pulse Abarth também vem com itens de auxílio à condução, como sistema de frenagem autônoma de emergência; alerta de saída de faixa e comutação automática do farol alto.
Tudo de série, já que ele não tem opcionais, só acessórios.
Mas há um detalhe que só ele tem: no volante existe um botão chamado "Poison" - onde outros carros da Fiat, hoje, têm algo parecido, na mesma posição, só que com uma função chamada "Sport".
Só no Fiat Pulse Abarth essa parada de Poison é insana. E nós andamos com o carro na pista e vamos te contar o porquê.
Na realidade o Pulse Abarth não é só um Pulse Impetus com motor 1.3 turbo, portanto mais forte e rápido e igualmente equipado. Há, de fato, uma série de diferenças, que fazem dessa nova versão algo até então inédito dentro do segmento de SUVs compactos.
Além do conjunto que gera 185 cv e 27,5 kgf.m de torque com etanol (180 cv com gasolina), existem diversas recalibrações de freio, câmbio e suspensão para que o carrinho surpreenda em termos de desempenho e emoção.
De acordo com a Fiat, o Pulse Abarth consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar a 215 km/h de velocidade máxima.
E, por conta disso, não há rivais hoje à altura dele no quesito emoção ao dirigir. Você pode até dizer que existem SUVs compactos com motor turbo que são bem divertidos de se guiar e não vamos negar isso. Mas anote o que vou dizer: o Pulse Abarth é o mais tesudo entre eles. De longe.
Aceleramos o modelo no autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Acredite quem quiser, mas o carro tem tração dianteira e consegue "rebolar" a traseira durante entradas de curva por causa do acerto de freio e suspensão.
Bizarro! Mas bizarro de emocionante, de adrenalina, não no mau-sentido. Temos um SUV nacional com acerto de conjunto tão bom que ele consegue provocar o motorista e escapar de traseira dependendo do modo como você entra na curva.
Obviamente, não abuse. Estamos falando de uma situação de pista, em local controlado, e não de um teste feito na rua. Também por conta disso, não deu pra avaliar o consumo.
O Pulse Abarth é o primeiro de uma série com três carros. São cinco opções de cores, sendo dois vermelhos (um com teto cinza e outro com teto preto), um branco, um cinza (esses dois também com teto pintado de preto) e, claro, um Pulse Abarth todo preto.
Só que a Abarth não quer parar no Pulse. Segundo Herlander Zola, diretor do brand Fiat aqui no Brasil, há projetos para mais dois modelos da preparadora - um deles deve ser o recém-chegado Fastback, que teve reajuste nos últimos dias e já emplacou mais de 10 mil unidades.
O terceiro ainda é mantido sob sigilo. Especialistas falam em Cronos e cogitaram até a Toro. Mas isso só o tempo irá confirmar. Ou talvez alguma fonte ligada à Fiat - e se isso acontecer, você saberá antes aqui no WM1.
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