Não basta ser o líder do segmento de furgões no Brasil. Mesmo com as mais de 8 mil unidades do Fiorino emplacadas de janeiro a maio de 2022, que dão para a Fiat uma ampla dianteira, a marca italiana quer aumentar a sua participação neste segmento com o furgão Scudo - mesmo também sendo representada pelo modelo de grande porte Ducato.
Para isso, a Stellantis lança oficialmente nesta quinta-feira (23) o modelo que chega para disputar a pouco explorada faixa de veículos intermediários, que são aqueles veículos que podem ser guiados por motoristas com CNH de categoria B e que trazem capacidade de carga maior que a de furgões compactos tradicionais.
Sem inventar muito, a Fiat decidiu apostar em uma fórmula vencedora. Aproveitando a sinergia de tecnologias e modelos entre as marcas da Stellantis, o Scudo é a versão da Fiat dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy - justamente os furgões de maior sucesso nesta faixa intermediária. Lançados por aqui em 2017, os franceses somados emplacaram quase 3.000 unidades ao longo deste ano.
Para transformar Peugeot Expert e Citroën Jumpy em Scudo, a Fiat fez apenas pequenas intervenções estéticas - a mais drástica foi a criação de uma nova grade frontal. As outras mudanças são mais sutis. Antes que você quebre a cabeça para encontrá-las, já adiantamos que foram alterados apenas os logotipos e as calotas das rodas de aço de 16 polegadas.
Com 5,31 m de comprimento, 1,92 m de largura, 3,28 m de entre-eixos e 1,94 m de altura, o Fiat Scudo é projetado para ser versátil no uso urbano, podendo acessar com facilidade e manobrar em garagens subterrâneas apertadas.
O modelo estreia em três versões: Cargo (6,1 metros cúbicos de área e 1.500 kg de carga), Multi (com janelas laterais e voltada para conversões) e a elétrica e-Scudo (1.002 kg de carga e autonomia de 330 km).
As duas primeiras são montadas no Uruguai junto com as versões a diesel dos modelos Expert e Jumpy. Já o e-Scudo vem da França, onde é produzido na mesma fábrica das configurações elétricas dos furgões da Peugeot e Citroën.
Como já é de se esperar, o conjunto mecânico é compartilhado pelos furgões das três marcas. As configurações diesel trazem o 1.5 turbodiesel de 120 cv e 30,5 kgf.m de torque (a 1.750 rpm), aliado a um câmbio manual de seis marchas. Já o e-Scudo traz um motor de 136 cv e 26,5 kgf.m, alimentado por bateria de íon de lítio de 75 kWh, que garante autonomia máxima de até 330 quilômetros.
Tivemos a oportunidade de rodar por um breve percurso na região de Campinas (SP) com as versões Cargo e e-Scudo. Ambas chamam a atenção pela posição de dirigir alta, porém mais próxima daquela encontrada nos carros de passeio do que nos veículos comerciais, assim como também fazem Jumpy e Expert.
A coluna de direção com várias opções de ajuste facilita o trabalho de encontrar a melhor posição. Além disso, o motorista não precisa se mexer para acessar os comandos dos vidros, retrovisores ou do ar-condicionado, enquanto o câmbio, com alavanca em posição elevada, torna as trocas de marcha bem mais cômodas.
A variação elétrica compartilha o mesmo conjunto mecânico do hatch Peugeot e-208 GT. Apesar dos 26,5 kgfm de torque disponíveis desde o momento da partida, no entanto, não espere arrancadas empolgantes do furgão, que é pensado mesmo para o rendimento energético.
No caso do Cargo, chama atenção o rendimento do motor turbodiesel, que permite a ele desenvolver velocidade com facilidade. O bom torque em baixas rotações faz com que seja possível realizar ultrapassagens em sexta marcha com o carro descarregado. Outro ponto de destaque é o bom isolamento acústico da cabine: quase não se ouve o motor trabalhando.
A pré-venda começa nesta quinta-feira (23), mas o Fiat Scudo chega nas concessionárias apenas em 1º de agosto. Em relação aos preços, confira os valores abaixo:
Com janelas laterais, a versão Multi é projetada para facilitar conversões, como a transformação para o transporte de passageiros, que a partir de outubro poderá ser feita por empresas homologadas. Uma das propostas apresentadas no lançamento foi a configuração family car, com capacidade para até oito ocupantes e porta-malas de 850 litros.
Ambas trazem na lista de equipamentos de série ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, rádio com bluetooth, faróis de neblina, controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampas, vidros e retrovisores elétricos e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade.
Já a configuração elétrica e-Scudo traz, além dos itens acima, freio de estacionamento eletrônico, seletor eletrônico de marchas, limpador com acionamento automático, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, além de central multimídia com tela de sete polegadas.
De acordo com a Fiat, o público alvo do Scudo são empreendedores com mais de 40 anos, sendo que 44% destes já são do segmento de furgões. Mas a marca acredita que seu modelo não irá roubar vendas dos irmãos franceses.
A justificativa para isso é a maior capilaridade da rede de concessionários da Fiat. Aproveitando o lançamento do Scudo, a marca apresentou o Fiat Professional, que conta com a participação de mais de 200 pontos de vendas preparados para atender de maneira especializada aos clientes e possíveis compradores dos furgões da marca.