Fiat Strada ganha câmbio automático CVT

Picape compacta finalmente estreia a caixa continuamente variável e traz nova versão topo de linha Ranch

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Fernando Miragaya
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A Fiat adora colar a imagem de pioneirismo na Strada. Mas não tem nem como contradizer a marca italiana. A Fiat Strada sempre trouxe inovações para a categoria de picapes compactas e agora ostenta mais uma vez o título de primeira do segmento a oferecer câmbio automático. A linha estreia duas versões com a nova caixa continuamente variável (CVT) por preços a partir de R$ 112 mil.

Ranch é a nova versão topo de linha da Strada, com apelo estético e câmbio CVT
Crédito: Divulgação
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Bom lembrar que a geração passada da Strada chegou a ter a controversa transmissão automatizada Dualogic, mas câmbio automático tradicional é a primeira vez. Na picape, a nova caixa CVT vai equipar duas versões, a Volcano (R$ 111.990) e a inédita Ranch (R$ 116.990), sempre Cabine Dupla e com o motor 1.3 Firefly recalibrado para atender ao Proconve 7, e que agora gera 107 cv de potência com etanol, e 98 cv com gasolina, além de torque máximo de 13,7/13,2kgf.m.

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O câmbio CVT fornecido pela japonesa Aisin é o mesmo que foi lançado no SUV Pulse, com três opções de condução. Além do modo "normal' automático e do modo que permite mudanças manuais sequenciais das sete marchas simuladas nas aletas do volante, o Sport deixa a resposta do motor mais ágil ao pedal do acelerador, as relações da caixa ficam mais curtas e a direção com assistência elétrica fica mais firme.

Nova topo de linha

Com a caixa do tipo CVT, Strada passa a ser a primeira picape compacta com câmbio automático no país
Crédito: Divulgação
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Em termos de equipamentos, uma das novidades da Strada automática é o carregador de smartphone por indução e o descansa-braço dianteiro, além do paddle-shift. Desde a Volcano, o modelo vem com controle de subida, quatro airbags, E-Locker (espécie de bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro), câmera de ré, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, instrumentos com tela TFT de 3,5" e multimídia com display de 7" e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

As capacidades da Strada se mantêm quase as mesmas nas versões automáticas. Vão livre do solo de 23 cm , ângulo de ataque de 23º e ângulo de saída de 28º. A caçamba destas variantes Cabine Dupla têm volume de até 844 litros, e a engenharia da marca disse que conseguiu manter o mesmo peso bruto total (apesar do CVT ser mais pesado), com carga útil igual à das versões com transmissão manual.

Mas não é bem assim. Pelas fichas técnicas da própria Fiat, a Strada Cabine Dupla com câmbio manual é capaz de levar até 650 kg. A mesma configuração de carroceria com o novo câmbio automático CVT leva até 600 kg, segundo a marca italiana.

Já a estreante Ranch CVT passa a ser a configuração topo de linha da Strada. Externamente, tem pegada com estilo "lameiro". O modelo vem com skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados de preto brilhante, logotipo da versão ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com o nome Ranch e rodas de liga-leve com aros de 15” e pneus ATR para uso misto.

A Strada Ranch CVT ainda vem com faróis de LED com luzes diurnas, acabamento interno com pintura bicolor (inspirado no da Toro 2022) e detalhes em preto brilhante. O volante revestido de couro tem costuras aparentes em tom marrom, mesmo tom adotado em partes dos bancos, que trazem o nome da versão nos encostos. Tapetes e soleiras têm acabamento diferenciado nesta versão.

Lifestyle

Segundo a Fiat, a Strada Ranch atende não só um desejo de consumidores pelo conforto do câmbio automático, como também por uma versão mais "lifestyle" da picape compacta. A marca italiana diz que o desejo por picapes com este apelo estético passou de 3% para 40%.

Fiat Strada Volcano é a versão mais barata entre as duas equipadas com câmbio CVT
Crédito: Divulgação
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