Agora é oficial: a picape Fiat Titano vem aí, no mês que vem, para fazer um rebuliço no segmento de picapes médias, que desde 2016 é liderado pela Toyota Hilux.
Esta será a primeira incursão da Fiat no segmento de médias - há anos, a empresa lidera (com folga) as categorias de picapes compactas e intermediárias, com Strada e Toro, respectivamente.
A promessa da Titano é ter preço atraente em relação aos principais modelos desse segmento - e aqui falamos de Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e da Mitsubishi L200, entre outras. Mas como fará isso?
Tudo começa no nascimento e em seu formato de construção. Falamos que a Titano é originária da Peugeot Landtrek, e isso é verdade, mas o que pouca gente sabe é que a picape da marca francesa bebeu em fonte chinesa, pois é derivada da Changan Kaicene F70.
Por conta dessa série de "irmandades" e de compartilhamento de peças, seu custo de produção deve ser menor. A Fiat Titano será feita com montagem CKD pela Nordex, no Uruguai, o que anula qualquer ameaça de cobrança de imposto de importação.
Fontes ligadas à Fiat confirmaram ao time de reportagem do WM1 que a picape deverá ter até quatro versões, com os mesmos nomes conhecidos de Strada e Toro: Endurance, Freedom, Volcano e Ranch.
Vale dizer que a Stellantis também registrou os sobrenomes "Landscape" e "Ultimate" no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Curiosamente, o sistema de tração 4x4 teve quatro registros: 4xWork, 4xFour, 4xStrong e 4xPower.
O motor previsto é o Blue HDi 2.2 turbodiesel, de quatro cilindros e 16 válvulas, desenvolvido pela PSA Peugeot Citroën. Rende 200 cv e 45,9 kgf.m de torque. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, e o sistema de tração, obviamente, será 4x2 traseira com opção de 4x4 sob demanda, com possibilidade de bloqueio do diferencial traseiro e caixa de marcha reduzida.
Hoje, esse motor está presente na Fiat Ducato.
Deve começar mais "pelada" e ficar completinha, com preços que devem começar na casa dos R$ 230 mil, exatamente onde terminam os da Toro, e terminar acima de R$ 300 mil.
Entre os itens de série, a Titano deverá vir equipada em todas as configurações com luzes de rodagem diurnas (DRLs) em LED, faróis de neblina e para-choques frontal e traseiro sempre pintados na cor da carroceria.
Por dentro, as versões mais caras deverão vir equipadas com quadro de instrumentos parcialmente digital, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, CarPlay e Android Auto sem fio e até com câmeras 360° em 3D.
A picape da Fiat deverá ter o mesmo tamanho da Landtrek: 5,39 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,84 m de altura e bons 3,18 m de entre-eixos. A Hilux tem 5,33 m, 1,86 m, 1,82 m e 3,09 m, respectivamente.