O Ford Fusion deixou de existir na América do Norte e consequentemente na América do Sul, inclusive no Brasil, de onde vinha importado do México. Este foi o fim de uma era para o sedã, que aos poucos foi substituído por SUVs em diversos mercados - por aqui, seu posto foi assumido recentemente pelo Territory.
Mas na Europa sua história é diferente. Por lá, o carro se chama Mondeo e seguirá vivo por pelo menos mais um ano. Em 2020, inclusive, passou por mudanças importantes: perdeu versões movidas a gasolina e passou a ser vendido somente com motorizações híbridas, embora uma configuração a diesel ainda exista nas lojas.
A decisão de manter somente versões eletrificadas do modelo se dá também pelo fato de o Fusion com o motor 1.5 EcoBoost (turbo) a gasolina ser mais uma vítima das novas normas de emissões europeias (o Euro 5) - onde, curiosamente, o Fusion a diesel consegue receber boa classificação.
O Fusion/Mondeo que sobrou é o Hybrid, oferecido por lá como sedã ou perua. Recentemente, a marca ainda revelou que a demanda pelo modelo eletrificado aumentou 25% em 2020 na comparação com o volume comercializado em 2019.
Se você fez a associação de que o Mondeo Hybrid tem a mesma motorização que o nosso antigo Fusion Hybrid, acertou: ele usa o nosso conhecido motor 2.0 aspirado de ciclo Atkinson, a gasolina, combinado a um pequeno propulsor elétrico comandado por um conjunto de baterias de 1,4 kWh. A potência combinada é de 189 cv.
Até quando vai o Fusion? Segundo fontes ligadas à marca na Europa e a imprensa especializada local, a empresa trabalha em uma nova geração do Mondeo para o final do ano que vem - que deixaria de ser sedã e passaria a ser vendida somente na carroceria de perua com estética aventureira, para rivalizar com Volkswagen Passat Alltrack e Subaru Outback.