SUV derivado da picape Ranger, o Ford Everest está mais perto do Brasil. A marca do oval azul confirmou que o modelo produzido na Tailândia será oferecido na Argentina a partir do primeiro semestre de 2025.
O SUV foi confirmado durante a inauguração do Pacheco Hub, o novo edifício administrativo do complexo industrial de Pacheco. No local é produzida a Ranger para o mercado local e para exportação para a América do Sul.
Mas qual é a desse Everest? Assim como outros SUVs derivados de picapes médias, o modelo da Ford é grandalhão. Leva sete pessoas e tem 4,91 m de comprimento, 1,92 m de largura, 2,90 m de entre-eixos e 1,84 m de altura.
É maior, inclusive, que concorrentes diretos como o Mitsubishi Pajero Sport (derivado da Triton) e Toyota SW4 (o utilitário esportivo da Hilux). Apesar de o carro exposto para os argentinos ter características da versão intermediária Titanium+, a Ford não confirmou a configuração que será oferecida no país vizinho. Aliás, não faltam opções de versões.
Na Tailândia, são cinco níveis de acabamento - Trend, Sport, Titanium+, Wildtrak e Platinum - e duas opções de motorização a diesel: um 2.0 turbo de 170 cv de potência (que é o mesmo usado na Ranger vendida por aqui) e um 2.0 biturbo, que desenvolve 210 cv de potência.
As versões equipadas com o propulsor de 170 cv têm câmbio automático de seis marchas e tração traseira, enquanto o Everest biturbo tem transmissão de dez marchas e, dependendo da versão, tração 4x2 ou 4x4.
Vale destacar que a gama de configurações do Everest fica ainda maior se entrarem nessa conta as variações produzidas para exportação, que incluem desde outras opções de motorização - 2.3 Ecoboost a gasolina e 3.0 V6 turbo-diesel - e até versões "aventureiras", como a Tremor, que é oferecida na Austrália. Ou seja: haja opção!
Lá no país do Sudeste Asiático, os preços do Everest variam entre 1.392.000 bahts e 2.279.000 bahts. O equivalente a R$ 249.200 e R$ 408 mil, em conversão direta. Esses preços são superiores aos da própria Ranger vendida por lá. Só a esportiva Raptor invade a faixa de valores do SUV.
O Ford Everest já foi flagrado em testes no Brasil. Mas será que esse SUV é um dos lançamentos que a marca do oval pretende fazer por aqui em 2025?
Ao todo, a Ford confirmou dez novidades. Já conhecemos duas delas: o Mustang com câmbio manual e a nova Transit. Mesmo considerando que essa lista inclua também a Ranger cabine simples e os Bronco e Maverick atualizados, ainda faltam figurinhas para completar este álbum.
De qualquer forma, não seria uma ideia ruim a Ford oferecer a Everest por aqui. O "SUV da Ranger" iria cobrir uma faixa de mercado hoje não explorada pela marca e, conhecendo a atual geração da picape, o SUV seria um forte desafiante para o Toyota SW4. Há anos que o modelo domina - com folga - o segmento dos utilitários esportivos derivados de picapes.
A própria origem asiática do SUV não seria um problema: a filial brasileira da Ford já importa a Ranger Raptor produzida na Tailândia. E aí? Seria uma boa ideia? Achamos que sim!