Ford lança a versão furgão do utilitário Transit

Talhado para o trabalho, modelo chega com muitos recursos tecnológicos modernos, dignos de carros de passeio de luxo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford lança a versão furgão do utilitário Transit
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford lança no mercado brasileiro a versão furgão do utilitário Transit. A van de carga vem pela Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, criada como parte da Ford Pro, a organização global da marca para clientes comerciais. O novo modelo é voltado para o transporte de mercadorias, e-commerce e até ambulância, entre outras que respondem por cerca de 63% das vendas do segmento.

Transit Van 2
A Transit Furgão chega em duas versões cujas diferenças estão no comprimento e no volume do baú
Crédito: Divulgação
toggle button

A Transit Furgão chega com duas versões, ambas com teto alto: a L2H3, que tem comprimento médio, volume de 10,7 m³ e capacidade para 1.222 quilos de carga; e a L3H3, de comprimento longo, volume de 12,4 m³ e capacidade para 1.181 quilos de carga. O novo furgão é disponível em duas cores, prata e branca, e pode ser dirigido por motoristas com habilitação categoria B por ter peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A bordo, há vários recursos que tornam a Transit uma espécie de "escritório sobre rodas". Caso da conectividade: a van tem um modem, batizado de FordPass Connect. O usuário conecta seu smartphone e através de um aplicativo acessa várias informações como quilometragem, distâncias percorridas e nível de combustível, agenda e acompanha serviços online, recebe relatórios mensais com indicadores para o negócio e até localiza o veículo remotamente.

Conectividade é um atrativo na Ford Transit

A conectividade da Transit também detecta mais de 3 mil tipos de alertas de funcionamento do veículo através da luz indicativa no painel e de mensagens no FordPass. De acordo com a severidade desses alertas, um atendente da central da Ford entra em contato proativamente para informar e orientar o usuário. Esse serviço é gratuito durante o primeiro ano de uso do veículo.

A cabine ainda tem direção elétrica, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, câmera de ré, banco do motorista com quatro ajustes, mesa auxiliar, compartimento sob o banco do passageiro e console de teto.

A central multimídia Sync Move tem tela de 8 polegadas, aplicativo Waze, botão de acesso direto ao 0800 da Assistência 24 horas da Ford, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz, Bluetooth, atualizações “over the air”, duas entradas USB e duas 12V.

Em termos de assistência, a Transit vem com a chamada "assistência técnica em conferência". No caso de alguma ocorrência, o cliente entra em contato e o atendente o coloca em contato com o chefe de oficina da concessionária mais próxima, que avalia a possibilidade de reparo e solução no próprio local. Se não for possível, o veículo é removido para a concessionária Ford mais próxima, onde o técnico já estará preparado para recebê-lo e repará-lo.

Um dos grandes baratos da Transit Furgão é a conectividade: veículo tem modem e central multimídia
Crédito: Divulgação
toggle button

Recursos de assistência à condução

O motor é o turbodiesel EcoBlue 2.0, que tem 170 cv de potência e 39,7 kgf.m de torque. A tração é traseira e o modelo tem recursos como start/stop, recarregamento inteligente de bateria e três modos de condução com ajuste automático para diferentes tipos de piso - normal, eco e escorregadio. O câmbio é manual de seis marchas.

Há vários assistentes de condução - como luzes de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade, de tração, de torque em curvas, anticapotamento e adaptativo de carga.

Quer mais? Os pneus têm baixa resistência ao rolamento, as portas traseiras abrem em 270 graus, há 10 ganchos para amarração na parte interna, sensor de estacionamento, airbags frontais e cintos de três pontos.

A Transit já existe na Europa e nos EUA há mais de 60 anos e já vendeu mais de 10 milhões de unidades
Crédito: Divulgação
toggle button

Com o novo modelo, a Ford investe no segmento de veículos comerciais leves que, no Brasil, tem crescido num ritmo superior ao da indústria. Inclusive as vendas dobraram nos últimos cinco anos, passaram de 24 mil unidades em 2016 para 48.000 unidades em 2021. Até o impacto da pandemia mundial de covid-19 foi sentido de forma mais leve no segmento: no período de 2019 a 2020, recuou 16%, enquanto a indústria sofreu uma retração de 30%.

A Ford Transit só chegou agora por aqui, mas lá fora (Europa e Estados Unidos) existe há mais de 60 anos e já somou mais de 10 milhões de unidades vendidas. O preço da Transit Furgão começa em R$ 239.900.

Comentários